27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13b - Educação permanente, formação em saúde e serviços |
25508 - GRUPO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DIMINUIR PARA SOMAR: POSSIBILIDADES PARA LEGITIMAR E POTENCIALIZAR O SUS A PARTIR DE UMA DIALÉTICA COM A POLÍTICA DE REDUÇÃO DE DANOS JOSÉ AUGUSTO SILVA COSTA - CAPS I SÃO CAMILO - PREFEITURA MUNICIPAL DE CLÁUDIO, MAYRA GONÇALVES CANHESTRO RAFAEL - CAPS I SÃO CAMILO - PREFEITURA MUNICIPAL DE CLÁUDIO
Período de Realização Idealizadores e coordenadores do grupo de Setembro de 2015 a Junho de 2016.
Objeto da Experiência Grupo de Educação Permanente Diminuir para Somar, realizado junto aos profissionais da Rede Intersetorial e Sociedade Civil no município de Cláudio/MG
Objetivos Fomentar diálogo transdisciplinar acerca da Redução de danos na Rede Municipal Intersetorial de Cláudio (MG).
Ofertar espaço transversal para construção de um SUS universal, igualitário e de qualidade.
Promover ações territoriais para minimizar as conseqüências do uso abusivo de drogas.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O grupo de EP se configura como aposta de aprender com o outro e a partir do outro, ofertando espaço de trocas, experiências exitosas e dificuldades do âmbito do trabalho (Campos, 2000). O Grupo se reúne mensalmente, com participação média de dez pessoas, sendo atores do SUS, Rede Municipal Intersetorial e Sociedade Civil. As temáticas perpassam de humanização, ética e direitos humanos, junto à Política de Redução de Danos.
Resultados Observou-se maleabilidade na participação dos membros e congruência por construir perspectivas de cuidado postuladas nas diretrizes dos Direitos Humanos, embora houvesse divergência de ideias, que são naturais no processo educativo do fazer saúde coletiva. Há enfoque na conversa dialética, o que cria possibilidades de articulações intra/intersetoriais, legitimando a cidadania, a participação social e cria maiores possibilidades de vínculos dos usuários aos serviços e fortalecimento do SUS.
Análise Crítica O grupo se organiza de modo a primar pela democracia viva, sem intenções de homogeneizar pensamentos e sim fazer emergir possibilidades de reflexão, tendo a redução de danos como estratégia fundamental de cuidado, por reconhecer o papel ativo do usuário. O dialogo na temática álcool e outras drogas é introduzido indicando ações para ampliar as ofertas de cuidado nos serviços públicos e sociedade civil, formando uma rede de trabalho afetivo, por meio do acolhimento dialogado (Merhy, 2002).
Conclusões e/ou Recomendações A atividade educativa proposta pelo Diminuir para Somar, sob a Educação Permanente, é uma aposta de promoção de saúde coletiva, que legitima o SUS e outras políticas públicas, promove a cidadania, atende as necessidades do trabalho social dos atores da saúde, além de criar possibilidades de transformar e ressignificar o comprometimento subjetivo e coletivo do cuidado territorializado, ancorado na proposta da redução de danos.
|