27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13c - Processos educativos e de formação de ACS  | 
        
        
		  
					 
          				
						 26352 - FORMAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PERCEPÇÕES DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO NO NORDESTE DO BRASIL CARLOS ANDRÉ MOURA ARRUDA - UFC, MÁRCIA MARIA TAVARES MACHADO - UFC, MARIA DO SOCORRO DE SOUSA - UFC, CAMILA MACHADO DE AQUINO - UFC, ÁLVARO MADEIRO LEITE - UFC, TÂNIA MARIA DE SOUSA FRANÇA - UECE
					
  
					Apresentação/Introdução A formação de profissionais da saúde deve possibilitar a construção de um saber contextualizado por meio de atividades investigativas sobre os contextos em que estão inseridos. Deve buscar desenvolver condições de atendimento às necessidades de saúde das pessoas e das populações, redimensionando o desenvolvimento da sua autonomia até a condição de influência na formulação de políticas do cuidado.
  
 	Objetivos Apreender as percepções dos agentes comunitários de saúde acerca da
 formação em desenvolvimento na primeira infância, realizada durante a
 implementação do Programa Cresça Com Seu Filho, Fortaleza-Ceará.
 
  
 	Metodologia Esta pesquisa, realizada em Fortaleza-Ceará, se norteou pela abordagem qualitativa, em uma vertente crítico-interpretativa. Foi desenvolvida em 04 Unidades de Saúde. O fechamento amostral se deu por saturação teórica que, ao final, somou-se 18 ACS, os quais foram submetidos às entrevistas não-diretivas. À medida que se realizaram as entrevistas não diretivas com os ACS, essas foram transcritas e o material empírico/qualitativo foi submetido a leitura transversal e horizontal, de maneira a permitir a impregnação pelo sentido do “todo” de cada depoimento. Assim, utilizamos os fundamentos da hermenêutica no processamento do material qualitativo.
  
 	Resultados Os ACS afirmaram que a formação trouxe muitos elementos inovadores que possibilitou que o ACS ressignificasse o seu olhar para a criança e para a sua saúde, uma vez que a formação foi conduzida por uma equipe multidisciplinar com bons facilitadores que organizaram bem os módulos. Aprenderam a melhor forma de contar histórias e a prender a atenção das crianças. Ainda, viram a importância de elogiar as crianças e escutá-las. O conteúdo foi bem discutido e bem elaborado e os guias de formação e das visitas domiciliares tinha uma linguagem acessível e clara. Além disso, a formação resgatou o papel do ACS na comunidade e na saúde da criança.
  
 	Conclusões/Considerações Este estudo poderá contribuir, a partir do modelo pedagógico desenhado para a formação em desenvolvimento na primeira infância do Programa Cresça Com Seu Filho, para o fortalecimento da atenção e da assistência prestadas por esses profissionais junto aos pais e cuidadores de crianças. Nota-se que os ACS percebem a formação como agregadora de valores neste campo, muito embora haja a necessidade de algumas adequações no próprio Programa.
					 |