27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13e - Práticas de ensino em saúde 1 |
21565 - CIRCUITO SAÙDE: INTEGRAÇÂO ENSINO-SERVIÇO DALVANI MARQUES - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNICAMP, MARTA PATRICIA SPAZAPAN - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS/SP, ALINA HERNANDEZ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS/SP, FÁBIO FELICI GALLO - RESIDENTE DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP, ALBANETTI NESTOR BARREIRO - RESIDENTE DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP, JESSICA OLIVEIRA - RESIDENTE DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP, ANA FRANKLIN - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP, FERNANDA MORELI SALUN - RESIDENTE DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP, LIE OKAMURA - RESIDENTE DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP
Período de Realização Início em 2016, nos meses de setembro e outubro, foi continuada nos meses de maio e outubro de 2017.
Objeto da Experiência Integração ensino-serviço através de atividades de detecção de riscos à saúde de crianças e adolescentes em uma escola de ensino fundamental.
Objetivos Descrever a experiência de integração ensino-serviço entre graduandos de enfermagem, residentes de medicina de família e comunidade, equipe de saúde da família em uma escola de ensino fundamental; avaliar os riscos à saúde detectados em crianças e adolescentes de uma escola de ensino fundamental.
Metodologia Em uma parceria entre graduandos de enfermagem, docente de enfermagem, residentes de medicina de família e comunidade junto a dentista, agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem de uma equipe de saúde da família, foi realizado em uma escola de ensino fundamental o Circuito Saúde. Tratou-se da avaliação bucal, acuidade visual, verificação do peso e altura com posterior cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) de todos os alunos da escola
Resultados Nos dois anos, foram avaliados 380 alunos entre 6 a 15 anos. Em 2017, identificou-se 17% de alunos com alteração na avaliação bucal, 21% na acuidade visual e 27% no IMC. De 2016 a 2017, apenas os valores da avaliação bucal tiveram uma discreta melhora devido a priorização de atendimentos odontológicos para esse público. Quanto a acuidade visual e ao IMC os valores permaneceram, mesmo com acompanhamento pela equipe de saúde da família.
Análise Crítica O desenvolvimento das atividades como estratégia de aproximação a população do território para os graduandos de enfermagem e os residentes, colaborou na continuidade da atenção desenvolvida na escola possibilitando outras ações em parceria, como oficinas de educação sexual com os adolescentes, primeiros socorros e de alimentação saudável com os alunos do 5º ano. Além da construção de um fluxo de encaminhamentos de alunos da escola para a equipe de saúde, com discussão em conjunto de alguns casos e famílias.
Conclusões e/ou Recomendações A construção coletiva das ações foi a base para o planejamento e a execução das ações, com a participação de todos os envolvidos. A detecção precoce de riscos possibilita a atenção singular de crianças e adolescentes, integrando o serviço de saúde e a escola. Ademais, a integração ensino-serviço ampliou a oferta de ações do serviço de saúde, incrementando a promoção através da educação em saúde.
|