27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13e - Práticas de ensino em saúde 1 |
21696 - SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA EM DST/AIDS COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DO SUS: OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM PSICOLOGIA DRAUSIO VICENTE CAMARNADO JUNIOR - PMSP - SMS
Período de Realização 2º semestre de 2017; 03 estagiárias de Psicologia; uma vez na semana; 04 horas e 01 ano de duração.
Objeto da Experiência Estágio supervisionado em Psicologia da Saúde - Serviço de Assistência Especializada - SAE DST/AIDS Campos Elíseos, Secretaria Municipal da Saúde SP.
Objetivos Relatar a experiência de supervisão de estágio em Psicologia da Saúde que busca despertar, nos alunos, o interesse de atuação profissional na complexa Rede de Atenção à Saúde, construída a partir dos princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde - SUS -, com vistas ao seu fortalecimento.
Metodologia Procedimentos adotados: celebração do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde; Reuniões entre preceptores do campo, docentes da instituição de ensino pactuando proposta de estágio; Apresentação do serviço aos estagiários; Capacitação para o Aconselhamento às IST/HIV/AIDS; Acompanhamento dessas atividades; Registro em prontuário das histórias colhidas; Realização de Aconselhamento supervisionado; Elaboração/execução de Projetos de Intervenção; Participação em Atividades Extramuros.
Resultados Com início no 2º semestre de 2017, estagiaram três graduandas de Psicologia que cumpriram, a contento, o pactuado no semestre. Conheceram a Rede de Atenção à Saúde, a partir das atividades desenvolvidas em um Serviço de Atenção Secundária, com destaque aos princípios que regem o SUS. Apreenderam os processos de trabalho do cotidiano do serviço; a relevância do acolhimento e escuta qualificada, atentando para a ambiência, como potente eixo de humanização dos territórios de encontros do SUS.
Análise Crítica O estágio supervisionado em Psicologia da Saúde ofertado pelo SAE DST/AIDS é compreendido como oportunidade privilegiada para o aluno vincular seu conhecimento acadêmico ao mundo do trabalho e às práticas sociais em saúde, no âmbito do SUS. É, sobretudo, o lugar onde a identidade profissional do aluno é construída, pautada no desenvolvimento da práxis crítico-reflexiva, por conseguinte, planejado gradativa e sistematicamente. Nessa direção, a proposição de estágio requer constantes reavaliações.
Conclusões e/ou Recomendações Das demandas institucionais, individuais e comunitárias possibilita-se a atuação supervisionada do aluno em situações associadas ao adoecimento - prevenção, tratamento e reabilitação de agravos, bem como ações de promoção em saúde, sobretudo às relacionadas às IST, HIV e a AIDS. Espera-se, quando da conclusão do estágio, que essa experiência desperte nos novos profissionais, genuíno interesse pelo trabalho no SUS com vistas ao seu fortalecimento.
|