Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13e - Práticas de ensino em saúde 1

22686 - O USO DO TEATRO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA DISCUTIR POPULAÇÕES ESPECIAIS E VULNERÁVEIS
ANDRIELE GASPARETTO - ITPAC PORTO NACIONAL, LORENA DIAS MONTEIRO - ITPAC PALMAS, DANILO GARCIA RUIZ - ITPAC PORTO NACIONAL, AURELIO SOUSA CARVALHO - ITPAC PORTO NACIONAL, MANOEL DO VALE MORGADO - ITPAC PORTO NACIONAL, EMERSON LEÃO SOUSA - ITPAC PORTO NACIONAL, MONALISA MARQUES GERVÁSIO - ITPAC PORTO NACIONAL, GEOVANE SOUZA PEREIRA - ITPAC PORTO NACIONAL


Período de Realização
As atividades desenvolvidas tiveram início no dia 19/10/2017 e término no dia 02/11/2017.


Objeto da Experiência
O uso do teatro como estratégia educacional para discutir populações vulneráveis e especiais e seus aspectos sócios demográficos e culturais.


Objetivos
Discutir aspectos sócio demográficos e culturais das populações especiais/vulneráveis junto às especificidades das disciplinas curriculares do segundo semestre do curso de Medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC Porto, Tocantins.


Metodologia
Os acadêmicos foram divididos em 4 grupos de 20 pessoas, sendo que cada equipe representou uma população (indígenas, quilombolas, moradores de favela e de rua). Os grupos levaram em consideração aspectos culturais, sociais e demográficos, bem como especificidades das disciplinas curriculares: Medicina de Família e Comunidade; Psicologia Médica; Desenvolvimento Humano; Fisiologia; Anatomia; e Saúde, Sociedade e Ambiente. Cada grupo foi responsável por seu roteiro, estrutura e figurinos.


Resultados
O caráter lúdico do teatro foi efetivo no alcance do objetivo do processo de ensino-aprendizagem sobre populações especiais/vulneráveis. A tríplice abordagem que englobou os fazeres do corpo, as tecnologias e o corpo teórico metodológico do teatro permitiu aos atores o desenvolvimento de uma habilidade pedagógica, e ainda uma reflexão crítica e o pensar com o corpo e com a voz. Além disso, foi possível uma compreensão significativa da realidade por parte dos ouvintes dentro do conteúdo exposto.


Análise Crítica
Estudos mostram que em apresentações formais, o público consegue ficar atento ao que está sendo exposto por cerca de 15 minutos, obrigando o palestrante à recorrência de diversos artifícios. Com o teatro, pôde-se perceber que mesmo com cerca de duas horas, o público reagiu com sorrisos, aplausos, interjeições, intervenções, não demostrando cansaço, indicando satisfação e envolvimento. Ainda, se torna mais visível a interdisciplinariedade no contexto sócio demográfico e cultural.


Conclusões e/ou Recomendações
O caráter lúdico do teatro foi efetivo no alcance do objetivo do processo de ensino-aprendizagem sobre populações especiais/ vulneráveis, alcançou resultados positivos junto ao público-alvo unindo a metodologia teatral e a interdisciplinariedade, sendo assim possível alcançar uma aprendizagem intensa e divertida.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360