27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13e - Práticas de ensino em saúde 1 |
23797 - APLICAÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA FIRMINA HERMELINDA SALDANHA ALBUQUERQUE - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR / UFAM, MARIA SOLANGE NOGUEIRA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR / UECE, KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, HERIKA PAIVA PONTES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, FERNANDA JORGE MAGALHÃES - UFC/ FAMETRO, MIRNA ALBUQUERQUE FROTA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, MÍRIAN CALÍOPE DANTAS PINHEIRO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, FERNANDA ROCHA HONÓRIO DE ABREU - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, CYBELLY TEIXEIRA VIDAL - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, SUZANE PASSOS DE VASCONCELOS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Período de Realização O planejamento e realização do processo de problematização ocorreram de Janeiro a Abril/2016.
Objeto da Experiência Metodologia ativa de ensino e aprendizagem na Atenção Básica com discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas.
Objetivos Relatar a experiência na aplicação da problematização no processo de ensino e aprendizagem com discentes do Curso de Graduação em Enfermagem.
Metodologia Tipo relato de experiência. A atividade foi realizada durante a disciplina de Saúde Coletiva com carga horária de 90 horas-aula teóricas. Seguiram-se as seguintes etapas: leitura de textos, dispersão para o campo de prática e concentração em sala de aula de forma sequencial e complementar. Participou uma tutora e 16 discentes do sétimo período, os quais foram distribuídos em quatro grupos. A análise foi feita à luz da literatura pertinente. Respeitou-se os aspectos éticos.
Resultados A experiência evidenciou a importância de discussões e o aprofundamento teórico desenvolvido pelos grupos como método para proporcionar maior integração e aprofundamento do ensino aprendizado em sala de aula. Observou-se melhor questionamento dos conteúdos, crescimento educacional e pessoal dos sujeitos envolvidos neste processo. Recomenda-se que seja estimulada a utilização dessas metodologias ativas para favorecer o diálogo, interação e tira-dúvidas.
Análise Crítica A formação dos enfermeiros requer das Instituições de Ensino mudanças voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades que consolidem os princípios propostos pelo SUS, considerando o conhecimento prévio e as potencialidades dos discentes, com incentivo ao exercício crítico-reflexivo de práticas e saberes que busquem compreender as diferentes demandas dos usuários, famílias e comunidades no ambiente de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Concluiu-se que foi possível relatar a experiência de aplicação da metodologia ativa do aprendizado, a qual se torna oportuna para: comunicação, contextualização, estabelecer vínculos, reflexões e mudanças individual e coletiva. Recomenda-se a utilização dessas estratégias para favorecer habilidades, atitudes e competências do discente para um saber com empoderamento, senso crítico-refexivo e transformação da realidade para um cuidado integral.
|