Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13e - Práticas de ensino em saúde 1

23797 - APLICAÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
FIRMINA HERMELINDA SALDANHA ALBUQUERQUE - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR / UFAM, MARIA SOLANGE NOGUEIRA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR / UECE, KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, HERIKA PAIVA PONTES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, FERNANDA JORGE MAGALHÃES - UFC/ FAMETRO, MIRNA ALBUQUERQUE FROTA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, MÍRIAN CALÍOPE DANTAS PINHEIRO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, FERNANDA ROCHA HONÓRIO DE ABREU - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, CYBELLY TEIXEIRA VIDAL - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, SUZANE PASSOS DE VASCONCELOS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR


Período de Realização
O planejamento e realização do processo de problematização ocorreram de Janeiro a Abril/2016.


Objeto da Experiência
Metodologia ativa de ensino e aprendizagem na Atenção Básica com discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas.


Objetivos
Relatar a experiência na aplicação da problematização no processo de ensino e aprendizagem com discentes do Curso de Graduação em Enfermagem.


Metodologia
Tipo relato de experiência. A atividade foi realizada durante a disciplina de Saúde Coletiva com carga horária de 90 horas-aula teóricas. Seguiram-se as seguintes etapas: leitura de textos, dispersão para o campo de prática e concentração em sala de aula de forma sequencial e complementar. Participou uma tutora e 16 discentes do sétimo período, os quais foram distribuídos em quatro grupos. A análise foi feita à luz da literatura pertinente. Respeitou-se os aspectos éticos.


Resultados
A experiência evidenciou a importância de discussões e o aprofundamento teórico desenvolvido pelos grupos como método para proporcionar maior integração e aprofundamento do ensino aprendizado em sala de aula. Observou-se melhor questionamento dos conteúdos, crescimento educacional e pessoal dos sujeitos envolvidos neste processo. Recomenda-se que seja estimulada a utilização dessas metodologias ativas para favorecer o diálogo, interação e tira-dúvidas.


Análise Crítica
A formação dos enfermeiros requer das Instituições de Ensino mudanças voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades que consolidem os princípios propostos pelo SUS, considerando o conhecimento prévio e as potencialidades dos discentes, com incentivo ao exercício crítico-reflexivo de práticas e saberes que busquem compreender as diferentes demandas dos usuários, famílias e comunidades no ambiente de saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
Concluiu-se que foi possível relatar a experiência de aplicação da metodologia ativa do aprendizado, a qual se torna oportuna para: comunicação, contextualização, estabelecer vínculos, reflexões e mudanças individual e coletiva. Recomenda-se a utilização dessas estratégias para favorecer habilidades, atitudes e competências do discente para um saber com empoderamento, senso crítico-refexivo e transformação da realidade para um cuidado integral.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360