Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13e - Práticas de ensino em saúde 1

26402 - ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO MÉDICA EM SAÚDE COLETIVA COM BASE EM REALIDADE LOCAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
EMANUELLA DE CASTRO MARCOLINO - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACISA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, MAYARA LIMA BARBOSA - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACISA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, ADRIANA AMORIM DE FARIAS LEAL - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACISA, MARIA BETÂNIA LINS DANTAS SIQUEIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACISA/UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, ROUMAYNE FERNANDES VIEIRA ANDRADE - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACISA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, SUELY DEYSNY DE MATOS CELINO - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACISA/SECRETARIA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE, MARISA TORRES DE MOURA AGRA. - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACISA/SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA PARAÍBA


Período de Realização
Realizou-se no período de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018


Objeto da Experiência
Acolhimento de graduandos de Medicina do primeiro período ao campo da Saúde Coletiva por meio da imersão em comunidade local.


Objetivos
Imergir graduandos de Medicina do primeiro período no contexto dos determinantes sociais da saúde como primeiro contato com a Saúde Coletiva a fim posicioná-los como agentes ativos e críticos na ampliação do entendimento sobre o processo saúde-doença e os determinantes sociais individuais e coletivos.


Metodologia
A experiência delineou-se no acolhimento dos alunos do primeiro período da graduação em Medicina. Grupos de alunos foram conduzidos pelas docentes de Saúde Coletiva. A atividade foi dividida em três etapas: a avaliação da própria saúde por múltiplos enfoques. Em seguida houve a imersão na realidade local, para identificação de elementos determinantes da saúde e registros fotográficos. Ao final, realizou-se debate coletivo e reflexão crítica dos elementos identificados.


Resultados
A experiência permitiu ampliar a concepção de saúde dos graduandos de Medicina, desde o início da graduação, promovendo a visão multidimensional sobre o processo saúde-doença o que incluiu os mesmos e a comunidade no entorno; com consequente estímulo ao pensamento crítico sobre aspectos do cotidiano considerando as realidades locais, bem como impulsão para intervenções frente os determinantes sociais da saúde produto dos debates.


Análise Crítica
A experiência foi utilizada como estratégia de ensino-aprendizagem e de gatilho para o pensamento crítico e reflexivo na formação médica com foco na aprendizagem complexa e significativa por meio do alcance dos três pilares: cognitivo, habilidades e atitudes para a construção de competência de futuros médicos no âmbito da Saúde Coletiva desde o início da graduação.


Conclusões e/ou Recomendações
A experiência contribuiu positivamente para a expansão do pensamento crítico, além da maior aproximação com o campo da Saúde Coletiva, no intuito de enfrentamento ao modelo hospitalocêntrico, ainda persistente na formação e no ideário médico. Portanto, recomenda-se a inserção cada vez maior de estratégias de ensino-aprendizagem que rompam paradigmas e direcionem a formação médica com vistas a resolução de problemas de saúde brasileiros.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360