Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13e - Práticas de ensino em saúde 1

28286 - ENSINO E PESQUISA EM AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ‘ENVELHECER SEM PERDER A VIVACIDADE!’
ELIZABETH FALCÃO CLARKSON - UFF


Período de Realização
Relato de experiência ocorrida no primeiro semestre de 2016.



Objeto da Experiência
O objeto da experiência congrega a ideia do contexto acadêmico e as inovações das práticas de educação em saúde e de educação popular em saúde.



Objetivos
Compreender o fenômeno do envelhecimento em sua complexidade, multifacetado e multidisciplinar através de pesquisa e ensino na área da saúde e desenvolver propostas de ações educativas em saúde, aprofundando o tema da Velhice e do Envelhecimento em suas dimensões cultural, social e política.


Metodologia
Este trabalho procura aproximar ensino e pesquisa, na concepção freireana do “pesquisar e educar que se identificam em um permanente e dinâmico movimento”. Congrega a ideia do contexto acadêmico de uma disciplina teórico-prática desenvolvida com alunos de uma faculdade da área da saúde e as inovações das práticas de educação em saúde e de educação popular em saúde junto à grupos sociais de idosos, em vários cenários de pesquisa e intervenção na comunidade.


Resultados
As práticas educativas integrativas entre alunos da área da saúde e os grupos de idosos propiciaram momentos de interação positiva na perspectiva de troca e diálogo intergeracional entre estes diferentes grupos sociais e os diversos saberes e a educação em saúde vem como principal alternativa para promover a saúde do idoso e o envelhecimento ativo.



Análise Crítica
Os programas educacionais podem melhorar a percepção de saúde e a vitalidade dos idosos, porém o número de co-morbidades pode interferir nos efeitos das ações educativas. Contudo, as atividades de educação em saúde, principalmente, as realizadas em grupo, podem contribuir na saúde do idoso com co-morbidades, promover a sua saúde e prevenir os agravos.


Conclusões e/ou Recomendações
A educação em saúde é um dos aspectos principais na promoção do envelhecimento ativo, em que as especificidades da velhice podem ser adaptável a uma vida saudável e ativa. Cabe à educação em saúde promover hábitos de vida saudáveis através da articulação de saberes técnicos e populares não apenas com a transmissão de informação mas considerando o conhecimento existente e o contexto de vida dos idosos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360