27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13e - Práticas de ensino em saúde 1 |
28389 - EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA GRUPO DE IDOSOS NAS ARBOVIROSES: ESTRATÉGIA DE ENSINO E SERVIÇO CONSUELO OLIVEIRA - UNIFOR, MIRIAN CALÍOPE DANTAS PINHEIRO - UNIFOR, ESLI SILVANIA FERREIRA - UNIFOR, FIRMINA HERMELINDA SALDANHA ALBUQUERQUE - UNIFOR/UFAM, ÉRIKA LEITE BARROS - UNIFOR, LUANA IBIAPINA CORDEIRO - UNIFOR, SARAH MARIA DE SOUSA FEITOZA - UNIFOR, PEDRO OSVALDO FERREIRA JÚNIOR - UNIFOR, KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM - UNIFOR
Período de Realização Atividade de grupo no dia 21 de Setembro de 2017 das 08:00 às 11:00h.
Objeto da Experiência Grupo de Idosos intitulado “Saúde e Bem Estar”pertencente à Unidade Básica de Saúde, em Fortaleza – Ce.
Objetivos Orientar idosos para prevenções e cuidados no acometimento das arboviroses.
Metodologia Estudo do tipo relato de experiência. Atividade realizada por discentes do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza e de Nutrição do Centro Universitário Estácio do Ceará. Foi utilizada dinâmica de grupo no espaço social da comunidade para serem desenvolvidas as atividades. Utilizaram-se panfletos para apoio nas orientações preventivas sobre as arboviroses: Virose da mosca, Zika, Dengue,Chikungunya, e de alimentos sugestivos para adquirir melhor hábito alimentar.
Resultados Participaram 40 idosos, 06 acadêmicas de enfermagem e 06 acadêmicos da nutrição. A participação dos idosos foi efetiva e com boa aceitação diante a estratégia educativa realizada. As orientações ofertadas pelos acadêmicos de enfermagem foram: esclarecimento sobre sinais e sintomas, principais diferenças das arborviroses e a prevenção. Os acadêmicos de nutrição orientaram sobre os alimentos ideais para reduzir o quadro sintomático e a importância da elevada ingestão hídrica.
Análise Crítica A integração multiprofissional aliada à realização de atividades educativas,contribuem para a formação profissional, à medida que se integram saberes através da exposição de conteúdo e discussões junto aos participantes.Orientações aos idosos sobre agravos que possam acometê-los favorecem a manutenção da saúde,além de evitar a internação hospitalar por complicações severas. Evidencia-se a eficiência pedagógica de educação em saúde interdisciplinar, como método efetivo no ensino aprendizagem.
Conclusões e/ou Recomendações Estratégias educativas realizadas para a população por futuros profissionais da saúde contribuem para efetiva aprendizagem,favorece a aproximação pela formação de vínculo e capacitação humanizada através da relação profissional-comunidade.Recomenda-se a realização de atividades educativas como maior integração multiprofissional, contribuição na promoção da saúde e prevenção de doenças, favorecendo a aprendizagem e convivência social.
|