Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13f - Práticas de ensino em saúde 2

21996 - USO DE PORTFÓLIOS REFLEXIVOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE COLETIVA
NAYARA SILVA ALVES - UNIVALE, AYLA NORMA FERREIRA MATOS - UNIVALE


Período de Realização
Segundo semestre letivo do ano 2017.


Objeto da Experiência
Uso de portfólios reflexivos pelos acadêmicos do último período do curso de Odontologia, da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).


Objetivos
Relatar a experiência dos acadêmicos com o uso de portfólios reflexivos, como instrumento para formar profissionais-cidadãos a partir de uma racionalidade nova, que permita a aquisição e exercício de competências e que supere as formas tradicionais de ensino na área da saúde.


Metodologia
Desde 2016, o portfólio é adotado como meio facilitador para a aquisição de competências pelos acadêmicos, durante a realização do estágio nos cenários de práticas do Sistema Único de Saúde, por meio de vivências nas unidades da Estratégia Saúde da Família. No segundo semestre de 2017, os portfólios foram construídos em duplas ou trios, sob supervisão direta do professor. Para subsidiar o relato desta experiência foi utilizado a observação ativa na construção e a avaliação destes.


Resultados
Sobre os pontos positivos da metodologia e aquisição de competências, destacaram a oportunidade de reflexão; organizar ideias; expressar a opinião; trabalho em equipe; humanização; capacidade criativa; conhecimento sobre a atuação dos profissionais e sobre o SUS; análise crítica; e atuação como agente de promoção de saúde. Os principais pontos negativos foram, o tempo despendido para a construção do portfólio, dificuldade em conciliar com outras atividades do curso e ser um método trabalhoso.


Análise Crítica
Embora o portfólio seja um método que potencializa a aquisição de competências, ainda há desafios a serem superados. Alguns acadêmicos vêm o portfólio como um trabalho final do estágio, assim, não se organizam para que sua elaboração seja um processo de construção diária. Como é uma metodologia adotada apenas na atividade de estágio, alguns parecem não se preocupar com a sua construção e com isso, muitas vezes, o portfólio mostra-se pouco criativo, com construções mais descritivas do que reflexivas.


Conclusões e/ou Recomendações
Algumas estratégias podem ser adotadas para a superação dos desafios enfrentados, tais como, trabalhar com os alunos o conceito e a finalidade do portfólio; realizar avaliações formativas regulares; criar momentos para trocas entre os acadêmicos; discutir a necessidade e importância da prática reflexiva e a gestão do tempo para a formação do egresso. Desta forma, espera-se aprimorar o processo ensino-aprendizagem e consequentemente, a formação em saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360