27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13f - Práticas de ensino em saúde 2 |
21996 - USO DE PORTFÓLIOS REFLEXIVOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE COLETIVA NAYARA SILVA ALVES - UNIVALE, AYLA NORMA FERREIRA MATOS - UNIVALE
Período de Realização Segundo semestre letivo do ano 2017.
Objeto da Experiência Uso de portfólios reflexivos pelos acadêmicos do último período do curso de Odontologia, da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).
Objetivos Relatar a experiência dos acadêmicos com o uso de portfólios reflexivos, como instrumento para formar profissionais-cidadãos a partir de uma racionalidade nova, que permita a aquisição e exercício de competências e que supere as formas tradicionais de ensino na área da saúde.
Metodologia Desde 2016, o portfólio é adotado como meio facilitador para a aquisição de competências pelos acadêmicos, durante a realização do estágio nos cenários de práticas do Sistema Único de Saúde, por meio de vivências nas unidades da Estratégia Saúde da Família. No segundo semestre de 2017, os portfólios foram construídos em duplas ou trios, sob supervisão direta do professor. Para subsidiar o relato desta experiência foi utilizado a observação ativa na construção e a avaliação destes.
Resultados Sobre os pontos positivos da metodologia e aquisição de competências, destacaram a oportunidade de reflexão; organizar ideias; expressar a opinião; trabalho em equipe; humanização; capacidade criativa; conhecimento sobre a atuação dos profissionais e sobre o SUS; análise crítica; e atuação como agente de promoção de saúde. Os principais pontos negativos foram, o tempo despendido para a construção do portfólio, dificuldade em conciliar com outras atividades do curso e ser um método trabalhoso.
Análise Crítica Embora o portfólio seja um método que potencializa a aquisição de competências, ainda há desafios a serem superados. Alguns acadêmicos vêm o portfólio como um trabalho final do estágio, assim, não se organizam para que sua elaboração seja um processo de construção diária. Como é uma metodologia adotada apenas na atividade de estágio, alguns parecem não se preocupar com a sua construção e com isso, muitas vezes, o portfólio mostra-se pouco criativo, com construções mais descritivas do que reflexivas.
Conclusões e/ou Recomendações Algumas estratégias podem ser adotadas para a superação dos desafios enfrentados, tais como, trabalhar com os alunos o conceito e a finalidade do portfólio; realizar avaliações formativas regulares; criar momentos para trocas entre os acadêmicos; discutir a necessidade e importância da prática reflexiva e a gestão do tempo para a formação do egresso. Desta forma, espera-se aprimorar o processo ensino-aprendizagem e consequentemente, a formação em saúde.
|