27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13f - Práticas de ensino em saúde 2  | 
        
        
		  
					 
          				
						 22797 - PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE (PIESC): UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE NO SUS MARCELO TORRES PEIXOTO - UEFS, ROSELY CABRAL DE CARVALHO - UEFS, MÁRCIA REIS ROCHA ROSA - UEFS, CARLOS ALBERTO LIMA DA SILVA - UEFS, JAMILLY DE OLIVEIRA MUSSE - UEFS, CLARA ALEIDA PRADA SANABRIA - UEFS, CÉLIA MARIA CARNEIRO DOS SANTOS - UEFS, ANDRÉIA BEATRIZ SILVA SANTOS - UEFS, ANNA PALOMA RIBEIRO - UEFS, MARIA CONCEIÇÃO OLIVEIRA COSTA - UEFS
					
  
					Período de Realização Anos letivos 2015 - 2017.
  
 	Objeto da Experiência Formação Médica na Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS). Produção e gestão do cuidado na Estratégia de Saúde da Família.
  
 	Objetivos Relatar o processo de construção do conhecimento na Atenção Primária à Saúde durante as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelo componente curricular Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). 
  
 	Metodologia As atividades das PIESC tem como eixo norteador a Medicina Geral de Família e Comunidade, sendo desenvolvidas em unidades de Saúde da Família. Durante as PIESC I e II realizamos a territorialização e diagnóstico situacional da comunidade com o planejamento e execução de ações de promoção da Saúde. Nas PIESC III e IV utilizamos tecnologias de gestão do cuidado para a elaboração, discussão, pactuação e execução de Projetos Terapêuticos Familiares (PTF) na busca da integralidade das ações de saúde.
  
 	Resultados A interação entre alunos, professores, profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família e membros da comunidade proporcionou aos estudantes conhecer a realidade do território; construir vínculos e responsabilização pelo cuidado de pessoas/famílias e desenvolver ações individuais e coletivas, de promoção da saúde, prevenção de doenças/agravos, diagnóstico, tratamento, redução de danos e manutenção da saúde, sempre buscando a integralidade e compreendendo a APS como ordenadora do cuidado.
  
 	Análise Crítica A articulação ensino, serviço e comunidade apresenta alguns desafios para a sua consolidação no contexto do SUS: ampliar o vínculo com as equipes de saúde da família; consolidar o trabalho interdisciplinar  com os profissionais da rede de saúde do município; articular as necessidades dos PTF com as novas tecnologias de saúde e habilidades comunicativas de valorização das subjetividades e dos conhecimentos dos usuários do SUS e efetivar a co-gestão dos PTF com os indivíduos/famílias/comunidade.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações As PIESC contribuem para a formação de um médico voltado as necessidades do SUS. A vinculação das atividades de ensino-aprendizagem à realidade de saúde das comunidades/famílias/pessoas, como eixo do processo de construção do conhecimento na APS, colaboram para a construção e/ou a reconstrução dos conteúdos, competências e habilidades em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em medicina.
					 |