Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13f - Práticas de ensino em saúde 2

24273 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO SUPERIOR PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
JEFERSON DE LIMA COSTA - UNINTA, MARIA LILIANE FREITAS MORORÓ - ESP/CE, FRANCISCO REGIS DA SILVA - UECE/CE, ILKA ALCÂNTARA DE ARAUJO - UFC/CE


Período de Realização
Entre Janeiro a Dezembro de 2017, no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral-Ce, Brasil.


Objeto da Experiência
Vivências da rotina do acadêmico no serviço de Epidemiologia e o processo de notificação de agravos.


Objetivos
Descrever a experiência da inserção do graduando em Enfermagem na Epidemiologia de um Hospital de Ensino na Região Norte do Ceará e a contribuição do processo da integração ensino-serviço no fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS).


Metodologia
Conheceu-se a rotina epidemiológica do serviço, fichas, sistemas e a distribuição de dados à rede municipal. Fez-se busca-ativas aos agravos de notificação, a partir dos diagnósticos citados nas Autorizações de Internações Hospitalar (AIH), notificação dos agravos nos setores de Emergência e de internamentos, seguidos do registro no Sistema de Agravos de Notificação (SINAN). Incluiu a estratégia de identificação em pacientes entrevistados, por meio de pulseira de cor lilás.


Resultados
Desenvolveu-se uma visão mais crítica e ampla sobre a realidade do serviço de saúde e buscou-se efetivar uma comunicação intersetorial, para maior cobertura dos agravos notificáveis, vendo que os indicadores servem de suporte ao planejamento de ações em saúde. A vivência do processo ensino-serviço, articulado à realidade do sistema de saúde, possibilitou a construção do conhecimento a partir da articulação entre teoria e prática, bem como a interdisciplinaridade.


Análise Crítica
No processo de formação profissional a integração do ensino-serviço, permitiu uma reflexão crítica do serviço, intercalando teoria e prática sobre a atual condição de saúde do Sistema, um espaço para o diálogo e a produção de conhecimentos gerados a partir da observação do cotidiano dos serviços de saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
A integração ensino-serviço possibilitou novos saberes e práticas, a interação entre docentes, bolsistas e colaboradores e promoveu troca de vivências e conhecimentos. Evidenciou que o processo de ensino-serviço na Epidemiologia, quando destaca peculiaridades em casos específicos, conduz a um planejamento racional e efetivo, sendo possível promover saúde e prevenir a disseminação de agravos.

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26

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01

março

2018

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