Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13f - Práticas de ensino em saúde 2

27155 - USO DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA DISCIPLINA ÉTICA E EXERCÍCIO PROFISSIONAL PARA GRADUANDOS
CHARLENE DE ABREU SILVA - UFF, KÁTIA AYRES - UFF


Período de Realização
Durante o ano de 2016


Objeto da Experiência
O uso de uma técnica da metodologia ativa de ensino, Fishbowl (Aquário), em uma disciplina do curso de Nutrição, relatando avanços e dificuldades.


Objetivos
Dar dinamismo a aula, Estimular o debate, Estimular a participação dos alunos, Propiciar uma reflexão mais aprofundada dos temas debatidos.


Metodologia
O Aquário consiste em 2 círculos concêntricos. O menor com 5 cadeiras, no maior as demais. Cada sessão começou com 3 alunos voluntários ocupando as cadeiras centrais e 2 ficaram vazias. O monitor apresentou 3 temas para debate e controlou tempo,15’ para cada um. Quando alguém queria falar, ocupava a cadeira livre. Os demais anotavam suas opiniões que foram discutidas no fim. Participaram 30 alunos.


Resultados
Os temas proporcionaram um amplo debate e todos os alunos puderam participar e compartilhar ideias e reflexões. Os alunos demonstraram aceitação e entusiasmo pelo método proposto, com 100% de aprovação. Destacou-se a sedimentação do aprendizado, estimulo ao pensamento crítico, reflexivo e criativo; permissão e valorização da participação do aluno e vínculo entre teoria e prática.


Análise Crítica
A participação de todos alunos é importante, mas em toda turma temos os mais falantes e os mais tímidos. Mesmo este método não consegue atingir a participação de todos, pois a exposição para alguns é difícil. A metodologia ativa de ensino é um diferencial para a formação do profissional. Portanto, não se deve supervalorizar a aprendizagem prática em detrimento da teórica. Deve-se sempre buscar alternativas que favoreçam as duas habilidades, promovendo as capacidades individuais dos alunos.


Conclusões e/ou Recomendações
A metodologia ativa em suas diversas técnicas é estimulante e propicia um dinamismo às aulas, sejam elas teóricas ou práticas. Os professores precisam ter a oportunidade de conhecer e aprender a usar a metodologia ativa e ver como ela é uma ferramenta bastante útil e dinâmica. É preciso tentar romper com os métodos tradicionais de ensino, mas esse desprendimento nem sempre é fácil e em curto prazo, mas vale muito a pena.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360