27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13g - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 1 |
28485 - AÇÕES DE PROMOÇÃO EM SAÚDE: RELAÇÃO COMUNIDADE, ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE ELOYSA NEZELLO MOSIMANN - UNIVALI, SIMONE BEATRIZ PEDROZO VIANA - UNIVALI, ANGÉLICA GARCIA COUTO - UNIVALI, MARA LÚCIA PAMPLONA - UNIVALI, ANA PAOLA BONATTI DUARTE DE MEDEIROS - UNIVALI, THAIS FÁVERO ALVES - UNIVALI
Período de Realização Setembro de 2017 à novembro de 2017
Objeto da Experiência Realização de um encontro com comunidade, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde do Município de Itajaí/SC.
Objetivos Promover ações de educação em saúde integrando a disciplina do programa PET/GraduaSUS com a participação cooperativa entre a comunidade e acadêmicos, permitindo a construção de um espaço coletivo de troca para facilitar a construção da autonomia dos sujeitos e a melhoria das condições de vida.
Metodologia Os acadêmicos foram divididos em grupos, cada grupo trabalhou temáticas como saúde: do homem, da mulher, da criança, do idoso, mental e as infecções sexualmente transmissíveis. Os acadêmicos apresentaram projeto de intervenção sobre a temática, nele especificado o que seria necessário para desenvolver a ação educativa. Foi confeccionado jogos didáticos, folders, cartilhas evidenciando prevenção/promoção de saúde. As atividades foram desenvolvidas no espaço da UBS e no programa Escola Aberta
Resultados Atividade constituiu parte da produção avaliativa da disciplina, materiais didáticos e jogos interativos para as ações com a população. A diversidade de propostas foi organizada, na maioria, com “rodas de conversa” e participação livre, as atividades eram abertas, sem número limite de participantes. Essas ações de promoção de saúde ampliam a capacidade de cuidado de si e do outro, aprendendo também a utilização de tecnologias leve e relacionais para trabalhar com a atenção básica em saúde.
Análise Crítica A vivência de ações educativas na perspectiva dialogal, reflexiva e crítica é instrumento efetivo para a formação de conhecimento crítico ampliando a compreensão dos indivíduos e sua autonomia diante das condições de vida e saúde. O planejamento e execução dessas atividades estimulam o raciocínio e criatividade dos acadêmicos e propiciam ambiente prazeroso de aprendizado, necessário para potencializar e facilitar a dinamização do aprendizado e a construção do conhecimento a partir da realidade.
Conclusões e/ou Recomendações São aspectos relevantes o esforço dos acadêmicos na preparação e execução das atividades. É marcante a valorização da comunidade frente essas ações. Planejar Educação em Saúde na Atenção Básica, envolvendo a comunidade, é fundamental para a transformação social e adequação as necessidades da população, por isso, projetos que vinculem serviço-comunidade-ensino são peça chave para o fortalecimento do SUS.
|