27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13j - A estratégia Saúde da Família: cuidado, educação e formação |
21316 - A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE EDUCAÇÃO PERINEAL EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ALINE JOSIANE WACLAWOVSKY - UFSM, FERNANDA ALVES CARVALHO DE MIRANDA - UFSM
Período de Realização O Grupo de Educação Perineal foi desenvolvido no segundo semestre de 2017, de agosto a dezembro.
Objeto da Experiência O objeto da experiência foi a educação em saúde sobre incontinência urinária e o treinamento muscular perineal de mulheres participantes do grupo.
Objetivos Promover ações de educação em saúde sobre incontinência urinária e saúde da mulher, contribuindo para que elas realizassem os exercícios para o fortalecimento do assoalho pélvico em seus domicílios diariamente, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e evitar esse distúrbio.
Metodologia As mulheres foram convidadas a participar do grupo durante as consultas de enfermagem, consultas médicas e durante as visitas domiciliares realizadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde. O Grupo foi realizado quinzenalmente nas segundas-feiras pela manhã, em um salão paroquial presente no território adscrito da unidade de saúde. Inicialmente se desenvolvia uma atividade de educação em saúde sobre a temática e em seguida se realizavam os exercícios para o fortalecimento do assoalho pélvico.
Resultados Todas as mulheres que participaram do grupo apresentaram diminuição na perda involuntária de urina após o início das atividades do grupo. Tais resultados são baseados na percepção individual de cada participante e nos registros realizados nos diários miccionais confeccionados a partir do início do grupo. Além disso, todas referiram melhora de sua qualidade de vida, visto que algumas deixavam de realizar atividades de lazer em virtude da perda urinária involuntária.
Análise Crítica O trabalho em grupo se mostrou bastante efetivo entre as participantes. Além de ser um espaço para que as mulheres pudessem aprender sobre os exercícios, também foi um espaço propício para que elas pudessem trocar experiências sobre gestação, atividade sexual, menopausa, etc. Ademais, foi um importante espaço para desenvolver ações de educação em saúde, permitindo que fosse possível abordar uma temática pouco trabalhada nas estratégias de saúde da família, saindo dos temas convencionais.
Conclusões e/ou Recomendações O Grupo de Educação Perineal obteve boa aceitação entre as mulheres participantes da atividade. Também se mostrou bastante efetivo, contribuindo para diminuição da perda involuntária de urina e melhora da qualidade de vida das participantes. Percebe-se, dessa maneira, que o uso de tecnologias leves no Sistema Único de Saúde pode qualificar de maneira significativa o atendimento aos usuários.
|