Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13k - Residências profissionais e multiprofissionais: o desafio de formar para o SUS 1

21737 - A ATUAÇÃO DO SESC NA QUALIFICAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA NA ATENÇÃO BÁSICA
MARESSA NOEMIA RODRIGUES QUEIROZ - SESC GOIÁS E UFG, GRASIELA BESSA - SESC GOIÁS, MARINNA CAETANO DA SILVA - SESC GOIÁS


Período de Realização
janeiro a dezembro de 2017


Objeto da Experiência
Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde


Objetivos
Analisar a qualificação do controle do câncer de mama na Atenção Básica


Metodologia
A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher capacitou os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos 12 municípios atendidos pela unidade móvel do Sesc Saúde Mulher, por meio da realização do curso Controle do câncer de mama na Atenção Básica. O curso foi estruturado em ações democráticas e participativas, pautado na metodologia da problematização, composto por quatro módulos com duração de quatro horas cada um, com turmas de até 25 pessoas.


Resultados
O diagnóstico inicial apontou desconhecimento por parte dos ACS das diretrizes acerca do controle do câncer de mama na Atenção Básica. O curso suscitou a reestruturação do processo de trabalho dos ACS, uma vez que incluíram na prática intervenções como: orientações de comportamentos considerados protetores e controle de fatores de riscos modificáveis, reconhecimento dos sinais de alerta, levantamento de mulheres em atraso com o exame de rastreamento e a busca ativa do público alvo.


Análise Crítica
O desconhecimento por parte dos profissionais da Atenção Básica sobre as recomendações do Ministério da Saúde é um problema gerador da baixa cobertura da população alvo no rastreamento do câncer de mama. Esse fator compromete a linha de cuidado visto que inviabiliza ações de prevenção primária e detecção precoce, contribuindo para o aumento da morbimortalidade.


Conclusões e/ou Recomendações
Faz-se necessário o reconhecimento do Agente Comunitário de Saúde como ator fundamental no controle do câncer de mama. A qualificação da assistência e da educação permanente é primordial para o enfrentamento do câncer como uma questão de saúde pública. A formação configura-se como um potencial transformador na prática do trabalho e na qualidade do serviço prestado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360