28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13k - Residências profissionais e multiprofissionais: o desafio de formar para o SUS 1  | 
        
        
		  
					 
          				
						 26428 - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO: ATIVIDADES EDUCACIONAIS EM SAÚDE REALIZADAS EM PESQUISA,  NA ALLIANCE MANCHESTER BUSINESS SCHOOL ILAN CHAMOVITZ - MINISTÉRIO DA SAÚDE E UFRJ
					
  
					Apresentação/Introdução Estudos sugerem que a Saúde não deve ser tratada como um sistema simples. A Saúde Coletiva é multifacetada e exige estratégias com aspectos sociais e comunicacionais. Saber tratar adequadamente a informação e o conhecimento é uma competência essencial na formação em Saúde e em Gestão da Saúde.  Esse resumo apresenta a síntese associada à pesquisa de pós-doutorado de 4 anos realizada na Inglaterra.
  
 	Objetivos Os objetivos consistiram em explorar ações voltadas à Gestão da Informação e do Conhecimento na Universidade de Manchester, estudar a avaliação de mensagens em fóruns educacionais, disseminar o conhecimento no Brasil e Inglaterra, em Gestão e Saúde. 
  
 	Metodologia O estudo iniciou com uma revisão literária sobre Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, e incluiu temas mais técnicos, como uso de fóruns de discussão educacionais e linguagens de programação.
 Dado que um dos objetivos seria aplicar conhecimento absorvido em formação em saúde, oportunidades de explorar o sistema de saúde britânico foram aproveitadas, como por exemplo a utilização, pelo pesquisador, de atendimento primário, exames e atendimento especializado.  Outras oportunidades relacionadas à saúde incluíram participação em cursos, apresentação em congressos, colaboração em competição, a coordenação de eventos e a disponibilização da página da pesquisa em  http://api.adm.br/acesso. 
 
  
 	Resultados Os resultados e impacto da pesquisa estão disponíveis em http://api.adm.br/acesso/?page_id=371, destacando-se a colaboração no Festival Internacional de Saúde Pública, com uma avaliação preliminar  do curso Introdução a Saúde Populacional;  A vitória da equipe em uma competição internacional sobre “Fatores associados à satisfação de pacientes” – Hackaton de Análise no Sistema de Saúde dos EUA;  o desenvolvimento de  conteúdo em disciplinas do Mestrado em Saúde Integrativa da  Universidade de Derby com uso de Fóruns Virtuais; e a coordenação de seminário na Alliance Manchester Business School, com visita e apresentação de cinco pesquisadores do Labfuzzy, da COPPE/UFRJ.
  
 	Conclusões/Considerações O projeto, alinhado com a estratégia de diversas áreas do Ministério da Saúde, obteve sucesso na sua execução. A pesquisa também permitiu a criação de vínculos entre pesquisadores de ambos os países. As principais dificuldades foram relacionadas à diferença de cultura. As experiências vêm sendo divulgadas para colegas do Ministério da Saúde e para estudantes em diversas instituições, no Brasil, nas áreas de Gestão e em Saúde.
					 |