28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13k - Residências profissionais e multiprofissionais: o desafio de formar para o SUS 1  | 
        
        
		  
					 
          				
						 28395 - CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM CURRÍCULO INTEGRADO E ORIENTADO POR COMPETÊNCIAS PARA A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA EM PALMAS – TO ISNAYA ALMEIDA BRANDÃO LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
					
  
					Período de Realização Dias 07, 21, 22 e 23 de fevereiro de 2018
  
 	Objeto da Experiência Construção de um currículo integrado e orientado por competência para a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva no município de Palmas – TO
  
 	Objetivos Construir, coletivamente, uma proposta de currículo integrado e orientado por competências para a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva em Palmas – TO e, assim, formar sanitaristas capazes de analisar criticamente e propor soluções para os problemas identificados durante suas vivências.
  
 	Metodologia O primeiro encontro contou com a presença de 3 tutores, 9 preceptores e 2 gestores da Residência Multiprofissional de Saúde Coletiva onde, através da condução do coordenador do programa, foi definido o perfil esperado para um especialista em Saúde Coletiva. Nos encontros subsequentes, foram realizadas oficinas e atividades interativas que fomentaram a discussão e a reflexão sobre o currículo integrado, o perfil de competência a ser desenvolvido e as atividades a serem executadas para adquiri-lo.
  
 	Resultados Como um dos resultados deste planejamento coletivo podemos destacar o consenso na definição de um perfil de competência: referência para todos os atores envolvidos neste processo formativo. O perfil construído busca contemplar todas as capacidades inerentes a um bom sanitarista e está representado pela articulação de três áreas de competência: Vigilância, Gestão e Educação em Saúde. Espera-se ainda ter como resultado a integração interdisciplinar entre teoria e prática.
  
 	Análise Crítica Por se tratar de um processo transformador, sujeito a influências, seria necessário um tempo maior para problematização, discussão, definição, amadurecimento e consolidação da proposta. Tutores e preceptores precisariam se apropriar melhor deste novo currículo, visto que detêm sobre os residentes maior influência; além disso, a efetivação da construção desse perfil de competência depende da sensibilidade do corpo docente para perceber o grau de autonomia e o desenvolvimento de cada residente.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Ficou claro que a construção coletiva de um currículo integrado e orientado por competências foi uma decisão acertada da equipe pedagógica do Programa de Residências em Saúde. Essa dinâmica garantiu a articulação entre o individual e o coletivo, valorizando as diferenças e a perspectiva de um processo dinâmico e em constante construção, ancorado na discussão contínua e participativa, através de oficinas que deverão acontecer ao longo deste ano.
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