28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13l - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 1 |
23278 - PET-SAÚDE/GRADUASUS: VIVÊNCIAS E ENCONTROS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CELLY PARANHOS SANTOS - UNIRIO, SIMONE MENDES CARVALHO - UNIRIO, MARY ANN MENEZES FREIRE - UNIRIO, WALQUIRIA BAHEIENSE DE ARAUJO COUTO - SMS RJ, MARIA HELENA CARVALHO - SMS RJ
Período de Realização O período de vivência ocorreu de Julho de 2016 a dezembro de 2017
Objeto da Experiência Experiências de uma acadêmica de enfermagem em uma Unidade de Saúde da Família na Rocinha/RJ durante as atividades do PET Saúde/GraduaSUS.
Objetivos Relatar a experiência e vivências de imersão no território discente bolsista em um dos cenários de atuação do PET-Saúde/GraduaSUS, relacionando tal experiência com o currículo pedagógico ofertado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no curso de enfermagem.
Metodologia Relatar a experiência e vivências de imersão no território discente bolsista em um dos cenários de atuação do PET-Saúde/GraduaSUS, relacionando tal experiência com o currículo pedagógico ofertado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no curso de enfermagem.
Resultados A imersão nas seis áreas do território que a unidade abrange, mostrou a diversidade e a complexidade do cuidado em territórios com vulnerabilidades sociais que vão além do modelo biomédico de tratamento e cura de doenças. Nesse sentido, o PET-Saúde/GraduaSUS proporcionou uma visão diferenciada da produção do cuidado que condicionou seus participantes a pensarem de forma crítica a partir da demanda e as necessidades de saúde da população in loco.
Análise Crítica Na graduação, muitas disciplinas ainda estão centradas no modelo hospitalocêntrico e curativo. Pouco se estimula o desenvolvimento de um pensamento crítico e um olhar além do corpo/doença. O PET-Saúde/GraduaSUS possibilitou um maior conhecimento das Redes de Atenção à Saúde e da atuação do enfermeiro na Atenção à Saúde da Família. A visão mecanicista proveniente da graduação engessada, deu lugar a uma perspectiva ampliada, onde a família, comunidade e o território são incorporados ao cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência no PET-Saúde/GraduaSUS, possibilitou uma integração de ensino e serviço para além dos conteúdos teóricos. A imersão em um território com condições de vulnerabilidade social, proporcionaram à acadêmica, uma visão diferenciada da produção do cuidado. As vivências e encontros possibilitaram a compreensão da relevância do cuidado integral, centrado no usuário e baseado nas necessidades de saúde da população.
|