Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13l - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 1

25773 - PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENVELHECIMENTO A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIA DO PROJETO ENVELHECER
LAÍS BÁRBARA FERREIRA - UFG, KASSYLA FERREIRA DOS SANTOS - UFG, VALÉRIA PAGOTTO - UFG


Período de Realização
O Projeto EnVelheCer (Ensinar-Vivenciar-Cuidar) ocorreu de julho de 2016 a julho de 2017.


Objeto da Experiência
Complementar a formação de graduandos em enfermagem na área de envelhecimento com ações teórico-práticas direcionadas a idosos institucionalizados.


Objetivos
Descrever a contribuição da articulação ensino-extensão na formação de graduandos em enfermagem na área de envelhecimento.


Metodologia
O projeto de extensão foi realizado em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) situado na região metropolitana de Goiânia-Goiás, que presta cuidados a aproximadamente 85 idosos nas modalidades longa permanência, Centro-dia e Casa-Lar. Foi realizado diagnóstico situacional, elaboração de intervenções, planejamento e avaliação. A partir das demandas foram realizadas oficinas educativas, estimulação motora e cognitiva , musicoterapia e cuidados diários por acadêmicos de enfermagem.


Resultados
As ações possibilitaram uma visão da saúde do idoso em suas dimensões individual e coletiva. No âmbito individual vislumbrou particularidades clínicas do envelhecer e cuidados. Já no coletivo, foram desenvolvidas atividades educativas, com foco no envolvimento do grupo de idosos, cuidadores e profissionais, bem como discussões de aspectos relacionados às políticas de saúde, tais como demandas para o SUS, ações intra e intersetoriais para estabelecimento de uma rede de atenção a saúde do idoso.


Análise Crítica
A escassez de disciplinas voltadas a saúde do idoso nas graduações do Brasil promovem o desconhecimento dos profissionais da saúde sobre o envelhecimento, gerando estigmas sobre o envelhecimento e prejuízos aos idosos que são negligenciados. Os profissionais da saúde devem compreender o processo de envelhecimentos e realizar ações em diferentes dimensões do cuidar para os integrar a sociedade.


Conclusões e/ou Recomendações
Esforços têm sido feitos com relação à inserção de conteúdos de saúde do idoso nos currículos de graduação dos profissionais da área de saúde. Sendo assim, conclui-se que a articulação o projeto foi essencial na formação profissional dos acadêmicos pois os temas vivenciados não foram abordados durante a graduação. A inserção de graduandos em ambientes voltados ao cuidado diário dos idosos contribui para a prática profissional segura.

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26

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março

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