28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13l - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 1  | 
        
        
		  
					 
          				
						 27629 - PROJETO VER SUS(MORENO/PERNAMBUCO) 2018/2019: EXPERIENCIAR  E REDESCOBRIR O SUS, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA THALES WILLYS DO NASCIMENTO GOMES - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU, MARIA DA CONCEIÇÃO ANDRADE DE OLIVEIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
					
  
					Período de Realização A experiência no projeto VER-SUS(Moreno-PE) ocorreu no período de 25 
 de janeiro a 3 de fevereiro.
  
 	Objeto da Experiência Tem como principal objeto de experiência, o período de vivência na zona 
 rural no município de Moreno-PE e nos seus dispositivos de saúde no meio 
 urbano.
  
 	Objetivos Apresentar o projeto de “Vivências e Estágios na Realidade do SUS 
 “(VER-SUS), como um meio de formação interdisciplinar e multiprofissional de 
 profissionais protagonistas no processo de construção de um SUS popular e 
 democrático, frente a atual conjuntura social e política do Brasil.
  
 	Metodologia O projeto VER-SUS foi composto por 36 viventes; sendo 6 deles 
 facilitadores. Todos inseridos nas dependências do Assentamento de Reforma 
 Agrária Luiza Ferreira, na zona rural do município de Moreno-PE. O processo de 
 construção, se deu através de atividades teóricas, práticas e experienciais 
 pautadas em três módulos temáticos: Como funciona a sociedade; Redes de 
 atenção à saúde; Papel do sujeito na sociedade, em que foram realizadas 
 leituras, debates, místicas e visitas a dispositivos de saúde.
  
 	Resultados O processo de imersão no VER-SUS possibilitou uma prática 
 multidisciplinar entre estudantes de diferentes áreas da saúde, prática que ainda 
 não é comum nas universidades. Aproximando os estudantes universitários do 
 cotidiano de quem vive a saúde pública no Brasil, profissionais, gestores e 
 usuários do sistema de saúde. Acresce também, o fato do projeto ter ido além 
 do processo formativo, instigando os seus participantes a adotarem uma postura 
 ativa na luta por um SUS democrático e popular.
  
 	Análise Crítica No Brasil é perceptível que o ensino superior na área de saúde ainda 
 apresenta um modelo voltado a compartimentalização de conteúdos e numa 
 transmissão vertical de conhecimento. (CARVALHO; CECCIM, 2006). Que 
 atrelado as iniquidades e os cortes no financiamento do sistema de saúde brasileiro acabam por fragilizar o SUS. É nesse contexto, que se faz importante 
 a execução de projetos que reúnem sujeitos de diferentes áreas da saúde e 
 fortalece o Sistema Único de Saúde.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Dessa forma, é perceptível que o projeto VER-SUS atua 
 significativamente na aproximação dos viventes a saberes que não são 
 comtemplados no currículo acadêmico. Tornando-os sensíveis e inquietos a 
 realidade de grupos sociais que muitas vezes são marginalizados socialmente. 
 Preparando-os para lutar de forma organizada por um SUS cada vez mais 
 universal, integral e equânime. Afinal, como afirmou o sanitarista Gastão 
 Wagner: “A esperança somos nós.”
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