28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13m - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 2  | 
        
        
		  
					 
          				
						 23761 - METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO E NO CUIDADO DAS PROFISSÕES DA SAÚDE – OFICINA DO PRÓPET/SAÚDE DA UNIVALI MARA LUCIA PAMPLONA - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, ALEXANDRA MARINHO DIAS - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, LÉIA VIVIANE FONTOURA - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, BÁRBARA DE SOUZA MARIAN - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, SIMONE BEATRIZ PEDROZO VIANA - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, ELOYSA NEZELLO MOSIMANN - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, THAÍS FÁVERO ALVES - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, CLARICE APARECIDA MUNARO - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, ANGÉLICA GARCIA COUTO - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, LUCIANE CAMPOS GISLON - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI
					
  
					Período de Realização De fevereiro a julho de 2017.
  
 	Objeto da Experiência Fortalecer a reorientação da formação de docentes da área da saúde. 
  
 	Objetivos A oficina objetivou fomentar o estudo e a aplicação de metodologias ativas (MA) para a área da saúde, no contexto de ensino/serviço/aprendizagem. Nesta atividade foram abordados os conceitos, princípios e apresentação das MA por meio de exposição dialogada e vídeos.
  
 	Metodologia Foram apresentadas 10 técnicas de MA, com suas características, os conhecimentos, atitudes, habilidades que desenvolvem, dimensões que avaliam, vantagens, recursos que utilizam e as etapas de desenvolvimento de cada uma. A aplicação e demonstração foi através de oficinas organizadas em 4 grupos, cada um com uma MA a fim de planejar, executar e socializar ao grande grupo. Foram elas: TBL (Team Based Learning); role–play; mapa conceitual e debate simulado.    
  
 	Resultados Participaram 40 pessoas, dentre os quais docentes do Centro de Ciências da Saúde, profissionais da rede de saúde do município de Itajaí, estudantes da residência multiprofissional e bolsistas do PET-GraduaSus. A formação propiciou que os participantes ampliassem as discussões com vistas à qualidade do ensino, como parte do plano estratégico, para orientar as políticas de formação de profissionais para a área da saúde, mais condizentes com a realidade atual.
  
 	Análise Crítica O processo de formação das MA na UNIVALI permitiu o conhecimento de  alternativas metodológicas e suas características essenciais, pelo potencial de levar alunos a aprendizagens com reflexão crítica para a autonomia. Ainda, ampliou a compreensão do grande potencial pedagógico de tais metodologias enquanto método de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando a vivência de métodos ativos de ensino aprendizagem a fim de estimular sua utilização na prática pedagógica da educação superior.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Apesar de se ter a integração dos 11 cursos do CCS para a formação dos profissionais de saúde comprometidos com os princípios do SUS, ainda estamos no processo de atingir a imagem-objetivo proposto pelo PRÓ-Saúde. A MA para ser aplicada precisa ter como base o ensino voltado para a problematização em pequenos grupos, ocorrendo em ambientes diversificados, com atividades estruturadas voltadas a partir das necessidades de saúde da população.
					 |