Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13m - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 2

26218 - VERSUS/BAHIA COMO UM DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO E FORTALECIMENTO DA SAÚDE POPULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
JOYCE SOUZA DOS SANTOS - UNIFACS, ITLA HANE NERI DE BARROS SOUZA - UNEB, MYLLENA CURVELO SANTOS - UNIFACS


Período de Realização
Ocorreu no período de 08 a 20 de novembro de 2016.


Objeto da Experiência
Essa edição foi composta por 40 viventes e 10 facilitadores procedentes do estado da Bahia, na faixa etária entre 18 a 30 anos.


Objetivos
Compactar informações, perceber e produzir a educação popular do VER/SUS- Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único, junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terras-MST como um instrumento de empoderamento e de construção da cidadania.


Metodologia
Ocorreu em Vitória da Conquista, região do Sudoeste da Bahia, os participantes ficaram alojados no Centro de Formação Pátria Livre do MST. A vivência é um processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema de saúde dos territórios de abrangência. O método utilizado nessa vivência foi o de Josué de Castro, sendo este utilizado em espaços de formação política do MST. A imersão foi dividida em visitas externas aos dispositivos de saúde e atividades internas através de plenárias.


Resultados
Através do projeto, construímos plenárias e visitas externas que visavam ações educativas, estimulando à autonomia e destacando os saberes e cultura dos assentamentos. Refletindo sobre a formação cientifica e popular, como uma busca de equilíbrio para construção de uma sociedade fundada na equidade e participação de todos.


Análise Crítica
Durante o início da imersão, observamos que alguns viventes demonstravam apreensão ao local, devido a forma negativa que a mídia nos apresenta o MST. Entretanto, no decorrer da imersão essa postura deu lugar a uma construção coletiva e de grande participação de todos, entendendo a implementação da reforma agrária como uma luta por uma sociedade mais justa e democrática.


Conclusões e/ou Recomendações
O VERSUS proporciona o desenvolvimento de uma consciência crítico-reflexiva com a finalidade de transformação do sujeito inserido no contexto social e político do SUS. Através da união entre a academia e movimentos sociais, foi possível construir junto aos usuários, profissionais, famílias assentadas, viventes e facilitadores uma sistematização do conhecimento, sendo valorizado o saber que as famílias assentadas propagam no decorrer das gerações.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360