28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13o - Experiências educativas em gestão e cuidado  | 
        
        
		  
					 
          				
						 23270 - EXPERIÊNCIA EM PRECEPTORIA NO SUS: O MODELO CALGARY-CAMBRIGDE MAGALI DE FÁTIMA OLIVEIRA COELHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE UBERABA-MG, GENEZIO CANDIDO DO NASCIMENTO NETO - SECRETARIA MUNICIPAL DE UBERABA-MG
					
  
					Período de Realização 23 de novembro a 14 de dezembro de 2017.
  
 	Objeto da Experiência Acadêmicos de Medicina participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) GraduaSus e usuários da UBS/ESF Jardim Espírito Santo no município de Uberaba-MG.
  
 	Objetivos Fortalecer a boa compreensão entre o médico e o paciente.Suscitar reflexões sobre a relação entre o médico e o paciente Compreender a construção do vínculo entre o profissional de saúde e o usuário
 
  
 	Metodologia Experiência dividida em três momentos - primeiro foi a apresentação do método Calgary-Cambridge e roda de conversas para discussão das palavras-chave “respeito”, “vinculo”, “autocuidado”, “segurança do paciente”. Os alunos participaram das sessões munidos do Guia Calgary-Cambridge com os passos da entrevista clínica – abertura da consulta, exploração dos problemas, exame físico, fechamento da consulta. O terceiro momento foi a avaliação com as impressões do acadêmico e do usuário. 
  
 	Resultados Foi possível constatar a necessidade da abordagem da boa comunicação e interação interpessoal. Nesse sentido, a interlocução efetiva é pré-requisito para o fortalecimento do vínculo profissional de saúde-usuário. Tanto os acadêmicos quanto os pacientes foram unânimes sobre a necessidade de instrumentalizar os profissionais de saúde (não somente médicos) com ferramentas de comunicação interpessoal para melhorar as consultas e estas seriam mais eficazes, minimizando erros e condutas inapropriadas.
  
 	Análise Crítica Como conduzir uma entrevista clínica em Atenção Básica onde nem sempre há uma queixa principal? A condução da sessão evidenciou a abordagem do ser humano, da família e do ambiente, perfazendo o tripé pessoa-família-comunidade, eixos estruturantes da estratégia da saúde da família. Neste contexto, a experiência procurou distanciar o modelo biomédico tradicional centralizado na medicalização e o fortalecimento do vínculo, autocuidado e segurança do paciente. 
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Erros na comunicação entre profissionais de saúde e o paciente são rotineiros e capazes de provocar insucesso terapêutico. Nesta experiência, tanto o acadêmico de Medicina quanto o usuário visualizaram o atendimento qualificado e sistematizado através dos passos do modelo Calgary-Cambridge. Assim, a abordagem propícia para a comunicação minimiza os erros, incrementa a segurança e o vinculo profissional-paciente.
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