28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13o - Experiências educativas em gestão e cuidado  | 
        
        
		  
					 
          				
						 23353 - O PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA ADRIANA LOBO JUCÁ - UFPE; PCR, GABRIELA LETÍCIA OLIVEIRA SILVA - UFPE, MARINA MARIA MAIA CALDAS - UFPE, RAYSSA BÉDER CÉSAR PAIVA - UFPE
					
  
					Período de Realização Trata-se de uma atividade curricular realizada de Setembro a Novembro de 2017 no turno vespertino.
  
 	Objeto da Experiência Prática de territorialização em uma comunidade do Recife – PE vivenciada por alunos de graduação em disciplina de Saúde Coletiva.
  
 	Objetivos Descrever o processo de territorialização durante a prática de Terapia Ocupacional em Saúde Coletiva; Relatar a importância da territorialização para a estruturação adequada das ações dos alunos de graduação na Atenção Básica.
  
 	Metodologia Um roteiro semiestruturado foi utilizado para nortear o processo de territorialização, elencando eixos de caracterização. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com as profissionais de saúde e moradores da comunidade, além dos indicadores disponíveis em sala de situação e vigilância epidemiológica. O território foi explorado pelas discentes por meio de caminhadas supervisionadas e os registros da experiência feitos através de fotografias e anotações em diário de campo.
  
 	Resultados A partir da caracterização do ponto de vista geográfico, social, econômico, cultural, populacional e epidemiológico, observou-se condições de saneamento precárias, abastecimento de água por poço e ausência de coleta de lixo. O território contava com unidade de saúde, escolas, associação de moradores e igrejas, porém com ausência de creches e dispositivos de lazer. Destaca-se a maior incidência as Doenças Crônicas Não Transmissíveis e a subnotificação das doenças negligenciadas.
  
 	Análise Crítica As condições sociais e ambientais em que vive a população, associadas a não garantia de direitos como saneamento básico, acesso a educação e saúde, convergem em cenários de injustiça social que se estruturam, essencialmente, por situações de desrespeito aos direitos e interferem de maneira negativa na forma como os sujeitos estruturam seu cotidiano. Considerar estes aspectos no planejamento das ações de saúde é fundamental para desenvolver práticas articuladas e adequadas às necessidades destes.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações A vivência possibilitou aos alunos e equipe de saúde melhor compreensão da gama de determinantes sociais que contribuem para a situação de vulnerabilidade social e marginalização dos sujeitos. A Terapia Ocupacional favorece o cuidado por meio de ações que visam à promoção de saúde e a prevenção de doenças e agravos, o protagonismo pessoal dos sujeitos, a noção de cidadania e o exercício da mesma no enfrentamento da injustiça social e ocupacional.
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