28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13o - Experiências educativas em gestão e cuidado |
23979 - O CUIDADO EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DO GRUPO TERAPÊUTICO FONOAUDIOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA ALESSANDRA LUANA SCHWANTES - UFSM
Período de Realização O grupo terapêutico fonoaudiológico iniciou em agosto de 2017, sendo proposto até dezembro de 2018.
Objeto da Experiência O objeto faz referência ao Grupo Terapêutico Fonoaudiológico, na estratégia de saúde da família (ESF) Santos, da cidade de Santa Maria, RS.
Objetivos Objetiva o desenvolvimento de ações terapêuticas fonoaudiológicas coletivas. Promover cuidado ampliado em saúde no período latente à espera de atendimento em outros níveis de atenção. Garantir apoio à rede de saúde, acolhendo a demanda oculta dos usuários com alterações fonoaudiológicas.
Metodologia Contou com escuta qualificada da situação de saúde de crianças do território da ESF, conhecimento das alterações fonoaudiológicas por meio de avaliação simplificada e seleção conforme idade para elaboração dos grupos. As famílias das crianças com restrições aos grupos e as participantes, são acompanhadas em visita domiciliar, para orientações fonoaudiológicas e gerais que visam redução dos agravos decorrentes das alterações. Todas foram encaminhadas para acompanhamento especializado.
Resultados Os grupos ocorrem semanalmente, em complexo habitacional do bairro. As crianças de 3 a 8 anos, com alterações fonoaudiológicas, participam de atividades lúdicas de educação em saúde e de desenvolvimento da integração sensorial, equilíbrio, habilidades auditivas, linguagem compreensiva e expressiva, interação psicossocial, aprendizagem, prevenção ou redução de hábitos orais e vocais deletérios e de alterações oromiofuncionais que envolvam funções de respiração, mastigação, deglutição e fala.
Análise Crítica A terapêutica em grupo fonoaudiológico tem interferido positivamente no cuidado em saúde. Apesar de a formação e cultura dos profissionais de saúde ser voltada ao atendimento individual, e privado, a inserção do núcleo da fonoaudiologia no contexto da atenção primária, tem estimulado o reconhecimento do cuidado ampliado em saúde. Os grupos terapêuticos podem ser um dispositivo que estimule a corresponsabilização da equipe de referência da ESF e das famílias envolvidas.
Conclusões e/ou Recomendações O grupo demonstra vínculo e eficácia na promoção do cuidado e no desenvolvimento biopsicossocial das crianças envolvidas. A equipe de referência também reconhece positivamente o propósito da intervenção, associando com as necessidades e situações de saúde geral das famílias. No entanto, ainda precisam ser fortalecidas as ações que facilitem a corresponsabilização do cuidado por parte dos familiares e/ou cuidadores.
|