28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13o - Experiências educativas em gestão e cuidado |
23997 - EDUCAÇÃO PARA A GESTÃO DO SUS: O CASO DA EXECUÇÃO DO CURSO BÁSICO PARA GESTORES MUNICIPAIS DO SUS NAS COORDENADORIAS REGIONAIS DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL ALEXANDRE GAMBA MENEZES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA SES/RS, TERESINHA VALDUGA CARDOSO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA SES/RS
Período de Realização O Curso Básico para Gestores Municipais do SUS ocorreu de julho a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Capacitar os gestores municipais de saúde do RS na gestão do SUS apresentando as ferramentas de gestão, legislação e demandas da assistência no SUS.
Objetivos Ferramentar os novos gestores municipais sobre Políticas Públicas, Gestão do SUS, Comunicação em Saúde, Sistemas de Informação em Saúde e Legislação. Garantir a qualidade da gestão do SUS a nível municipal e suas interlocuções com a esfera estadual e federal. Apresentar as demandas legais de saúde.
Metodologia O Curso foi demandado pelas CRS já que 92% dos gestores municipais empossados em 2017 não possuíam experiência na Gestão do SUS. O plano do curso distribuído em cinco encontros temáticos: Políticas Públicas, Gestão, Comunicação, Sistemas de Informação, Legislação e Seminário de gestão. Nesses foram explanados os conteúdos programáticos e seguidos sempre de debate para melhor entendimento do SUS. Os encontros semanais visaram a elaboração do plano municipal de saúde solicitado no PlanejaSUS.
Resultados Os 76 municípios que participaram nas CRS conseguiram apresentar o Plano Municipal de Saúde conforme disposto pelo PlanejaSUS e fizeram solicitações de novas capacitações oriundas das demandas especificas de cada Coordenadoria Regional de Saúde. Também foi detectado que 92,7% dos gestores municipais passaram a usufruir dos dispositivos do SUS em suas tarefas cotidianas, 87,5% dos concluintes passaram a usar as ferramentas gestoras do SUS propiciando economia de recursos na gestão.
Análise Crítica Os resultados apontam que a gestão do SUS nos municípios pode ser otimizada através de ações educativo-instrucionais capacitando os gestores e suas equipes quanto a Políticas Públicas, Gestão do SUS, Comunicação em Saúde, Sistemas de Informação em Saúde e Legislação do SUS. A experiência deste curso demonstra a importância das ações educacionais desenvolvidas pela ESP/RS junto as CRS e seus NURESC como fator de qualificação da gestão municipal do SUS.
Conclusões e/ou Recomendações No seminário os gestores apresentaram os planos demonstrando o quanto puderam assimilar do conteúdo ministrado sobre a gestão do SUS. Recomenda-se a execução do Curso Básico para Gestores Municipais do SUS no inicio de cada nova gestão municipal de saúde visando fortalecer e qualificar a gestão através da exposição das ferramentas e dispositivos do SUS no sentido de otimizar recursos e maximizar resultados em prol da população atendida.
|