28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13o - Experiências educativas em gestão e cuidado |
24763 - CURSO DE FORMAÇÃO EM NASF ALINE VANESSA DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, LEANDRA FRANÇA DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Período de Realização A realização da presente experiência que será relatada acorreu no período de 04/08 à 29/09 de 2017.
Objeto da Experiência Promover formação e educação em saúde aos profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
Objetivos Os objetivos do curso foram a realização de trocas de conhecimentos e experiências, desenvolvimento de estratégias/intervenções, maior comunicação com e entre equipes com o intuito de agregar melhoria no atendimento, no processo de trabalho e na resolução dos problemas de saúde enfrentados.
Metodologia Estabeleceu a divisão de módulos para a construção dessa formação, contextos e conteúdo para fortalecer a base em saúde que os profissionais já possuíam e auxiliar nos desafios e na versatilidade da atenção básica, mediante o caderno de atenção básica 39. O curso foi realizado na Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico de Vitória e vinculado ao programa de Residência Multiprofissional de Interiorização da Atenção à Saúde-PRIMIAS, realizando encontros na sexta-feira de cada semana.
Resultados Foram obtidos conhecimentos de base relacionados ao papel e atuação do NASF na rede de Atenção Básica e as intervenções a serem feitas para que a rede funcione com mais eficiência. A construção de ferramentas que auxiliam no processo de trabalho, que não permeavam no trabalho diário devido as dificuldades e a multiplicidade de fatores que permeiam a AB, com o intuito de modificar, fortalecer e melhorar os serviços, tendo como base o estudo do território e as estratégicas a serem aplicadas.
Análise Crítica Os conhecimentos dos profissionais em relação ao NASF e sua atuação foi um ponto em que se percebe fragilidades, se tratando da responsabilidade e atuação que a AB possui sendo ela a 1ª porta de entrada e a que estabelece o maior vínculo com o usuário. Diante da necessidade e realidade do SUS, seria necessário maior tempo para a realização do curso, devido as fragilidades evidenciadas nos profissionais, assim como uma formação para os profissionais da ESF, trazendo maior rapidez no processo.
Conclusões e/ou Recomendações Obtivemos uma junção de resultados inteiramente agregador, os ministrantes poderão passar os processos e contextos da saúde juntamente com suas experiências e os profissionais relatar a fragilidade da rede, suas dificuldades, exercitar ferramentas de extremo valor, realizar intervenções e trocas com as outras equipes. Seria muito agregador que a ESF (Estratégia de Saúde da Família) também pudesse ter essa oportunidade de construção e de troca.
|