28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13o - Experiências educativas em gestão e cuidado  | 
        
        
		  
					 
          				
						 25083 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA MARCELO ANDERSON CAVALCANTE MONTEIRO - UNIFOR, GEICILANE DE SOUSA SILVA - UNIFOR, CAMILA SANTOS DO COUTO - UNIFOR, WIGO PEREIRA GOMES DA SILVA - FAMETRO, CAROLANE PINTO MACHADO - UNIFOR, ANTONIA ROZÂNGELA SOUZA DE OLIVEIRA - UNIFOR, ANA PRISCILA MELO CHAVES E COSTA - UNIFOR, MARIA CIBELE SOUSA - FAMETRO
					
  
					Período de Realização Novembro de 2017, durante os estágios da disciplina de saúde coletiva III do curso de Enfermagem.
  
 	Objeto da Experiência Educação em saúde sobre infecção sexualmente transmissíveis (IST) com foco no vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sífilis.
 
  
 	Objetivos Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na realização de educação em saúde para clientela de faixas etárias diferenciadas analisando suas dificuldades acerca do tema proposto. 
 
 
  
 	Metodologia Trata-se de um relato de experiência em saúde coletiva, realizado durante os estágios da disciplina de saúde coletiva III componente da grade curricular do 6 semestre do curso de enfermagem, realizando debates sobre diferentes IST´s, com o público alvo de idosos, gestante e adolescentes, sendo realizado 4 ciclos de debates e logo após realizado metodologia ativa buscando avaliar a atividade realizada. 
  
 	Resultados Foi percebido por meio do desenvolvimento da ação educativa que a população possui lacunas em relação ao conhecimento, o que aponta que as ações de educação em saúde precisava ser incrementado naquela unidade, em meio a tantas dúvidas podemos perceber como é importante o contato entre profissional e comunidade. Realizado grupos de debates com alguns temas sendo explicados, logo após desenvolvido metodologia ativa para avaliar a qualidade da atividade, tendo resultado satisfatório.  
  
 	Análise Crítica As unidade básica de saúde recebe todos os dias vários paciente para atendimentos diários, muitos ficam na fila de espera e esse é um momento oportuno para ser realizado educação em saúde. Atualmente o modelo biomédico ainda é prevalente durante as consultas e muitas vezes esse modelo é insatisfatório, a ação educativa sobre IST´s é de suma importância na população, tendo em vista que atualmente pode-se perceber um aumento dessas IST´s.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Podemos concluir que na unidade de atenção primaria a saúde (UAPS) a realização da educação em saúde foi realizado com sucesso, tendo uma boa avaliação dos participantes. O Enfermeiro tem um papel fundamental e direto na promoção em saúde e prevenção de agravos, a educação em saúde realizada despertou na população o interesse de buscar mais informações. Destaca-se a importância do graduando em Enfermagem envolvido nesse processo.
					 |