28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13o - Experiências educativas em gestão e cuidado |
25563 - APLICABILIDADE DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR COMO FERRAMENTA DA ASSISTÊNCIA À FAMÍLIA VULNERÁVEL NA PRÁTICA DA ATENÇÃO BÁSICA LUANA DE SOUZA MIOSSO - FACERES, STEFANY FERREIRA FANELLA - FACERES, CAROLINNE MAKINO STEPHANI - FACERES, ANDIARA JUDITE ALVES ARRUDA - FACERES, MÁRCIA CRISTINA ALVES AYRES - FACERES, FERNANDA LUCIANA CALEGARI - FACERES, KARINA RUMI MOURA - FACERES, FERNANDA A. NOVELLI SANFELICE - FACERES, RENATA PRADO BERETA VILELA - FACERES, JANAINA BENATTI ALMEIDA - FACERES
Período de Realização O projeto teve início no dia 07 de março de 2017 e termino em 09 de maio de 2017.
Objeto da Experiência Relatar a experiência da aplicabilidade do projeto terapêutico singular (PTS) na prática acadêmica no contexto da atenção básica.
Objetivos Aplicar o PTS como ferramenta de assistência domiciliar, utilizando o trabalho multiprofissional e a co-responsabilização do usuário como base, buscando a integralidade e ampliar a resolutividade dos serviços.
Metodologia Foram realizadas visitas domiciliárias durante a atuação acadêmica. Estas foram desenvolvidas em três momentos e foram utilizadas como base as fases do PTS (diagnóstico, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação). Antes da visita houve o consentimento da família para receber os acadêmicos e estas foram selecionados previamente pela equipe de saúde. Houve participação da equipe na tomada de decisões e na execução das metas.
Resultados Na primeira visita realizou-se o diagnóstico, com análise de aspectos biopsicossociais. Foram traçadas em reunião as metas: micção programada, melhora da deambulação, apoio nutricional e psicológico. Foram usados de apoio os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Após a negociação com a família foi realizada a reavaliação e observou-se que a micção foi pouco aderida e não houve acesso a equipe. Após a conclusão o caso ficou sob cuidado da equipe da Unidade de Saúde.
Análise Crítica Compreender que a orientação da equipe multiprofissional para a família pode demorar devido à alta demanda do serviço, mas a família mostrou-se interessada em recebê-los. A micção programada foi fracamente aderida pela paciente, mas a técnica mostrou benefícios. Acredita-se que o maior benefício foi a atenção que receberam através do PTS e a aproximação com a equipe da unidade de saúde. Voltado para formação da visão humanista guiada para a integralidade do cuidado e integração ensino/serviço.
Conclusões e/ou Recomendações O PTS foi um trabalho em que se pode vivenciar a integralidade no cuidado com o paciente. Presenciar na prática a dificuldade da ação desse projeto mostrando que as metas estabelecidas nem sempre obterão sucesso, mas nem por isso deve-se desistir e sim procurar outros caminhos para auxiliar de alguma forma a família inserida no projeto.
|