28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13o - Experiências educativas em gestão e cuidado |
28390 - PRÁTICAS DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE SAÚDE NA COMUNIDADE (PISCO) NA ATENÇÃO BÁSICA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO. JACIARA DIAS BARRETO - UNIFACS, ALESSANDRA DE JESUS DOS SANTOS - UNIFACS, ALBA FREITAS LOPES - UNIFACS, JOYCE SOUZA DOS SANTOS - UNIFACS
Período de Realização Atividades realizadas entre março e junho de 2016.
Objeto da Experiência Vivência em saúde coletiva por meio da disciplina Programa de Integração na Saúde Comunidade (PISCO) em Fazenda Coutos I, localizado em Salvador-BA.
Objetivos Realizar ações de educação em saúde na comunidade e visitas na Rede de Atenção à Saúde de Fazenda Coutos I durante a disciplina PISCO, que tem como finalidade possibilitar aos estudantes a inserção no Sistema Único de Saúde atuando como agentes facilitadores da aprendizagem.
Metodologia Foram utilizadas metodologias ativas como ferramentas de conscientização para prevenção de doenças e promoção em saúde. Assim como, territorialização, visita domiciliar, visitas ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD e uma dinâmica para um grupo de mulheres do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, ações de educação em saúde em uma escola estadual sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e gravidez na adolescência e saúde bucal para crianças em uma escola particular.
Resultados O PISCO fundamentou-se na inserção dos estudantes na realidade da comunidade e do SUS, permitindo que estes fossem ativos no processo de ensino e aprendizagem, através da autonomia para planejar as ações de saúde. Todas as ações desempenhadas pela equipe foram planejadas com base em aporte teórico sob as orientações da preceptora e no final de cada ação os resultados, percepções e reflexões eram discutidos. Além disso, o PISCO possibilitou que o conhecimento teoria-prática fosse consolidado.
Análise Crítica As experiências acarretaram enriquecimento significativo para a formação acadêmica, proporcionando reflexões sobre o fazer psicológico e a luta por um lugar efetivo na atenção primária. Foi perceptível a importância de uma prática humanizada, voltada para promover cuidado aos cuidadores inseridos neste contexto. Além de conhecer de forma ampla o Sistema Único de Saúde (SUS), reconhecendo suas eficácias e limitações, provocando posicionamentos sociais importantes para formação profissional.
Conclusões e/ou Recomendações O PISCO permitiu contato com situações que proporcionaram aquisições de experiências e compreensão mais ampliada sobre questões sociais. Sendo possível observar e desenvolver práticas em campos distintos para a atuação do psicólogo. Todo o processo de aprendizagem foi importante para a formação acadêmica e contribuiu para reflexões acerca da profissão, favorecendo a construção de uma identidade profissional na Atenção Primária à Saúde.
|