Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13q - Os desafios da formação nos seus diversos espaços

23464 - A ARTE IMITA A VIDA: O TEATRO DE FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA LÚDICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
NATAN PINTO DO NASCIMENTO - UPF, BRUNA SORENSEN - UPF, GABRIELA WOLL DIAS - UPF, ISABEL CRISTINA REINHEIMER - UPF, GABRIELA STOCHERO - UPF, IZAMARA ROSTIROLLA - UPF, FRANCIELI SAUZEN - SMS-PF, CECÍLIA CARON BEUX - SMS-PF, ALESSANDRA RODRIGUES MOREIRA DE CASTRO - HCPF


Período de Realização
A ação foi executada no segundo semestre de 2017 com duração de um turno.


Objeto da Experiência
Desenvolvimento e apresentação de teatro de fantoches para crianças abordando doenças cardíacas.


Objetivos
Promover educação em saúde utilizando a ludicidade como estratégia pedagógica; e, desenvolver atividade de promoção e prevenção em saúde cardiovascular voltada ao público infantil.


Metodologia
A atividade foi realizada durante um evento alusivo ao Dia Mundial do Coração, em uma Estratégia Saúde da Família de um município do norte do Rio Grande do Sul. Foi desenvolvido uma história infantil para apresentação em forma de teatro de fantoches, com dois personagens: Vô Leôncio e Neto Pedro. A história aborda a vivência da doença cardiovascular na família (Vô Leôncio); o uso de medicamentos e a importância da supervisão de um adulto, e, a importância de hábitos de vida saudáveis.


Resultados
Participaram da atividade 24 alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública, acompanhadas pelo professor responsável. Pode-se perceber que as crianças apresentavam conhecimentos, de acordo com seu nível, sobre doenças cardíacas, uso de medicação, hábitos de vida e alimentação não saudável. Observou-se ainda, que a vivência de situações de adoecimento cardiovascular era presente na realidade familiar da maioria das crianças as quais, muitas vezes participavam da rotina de cuidados.


Análise Crítica
A utilização de atividades lúdicas com crianças facilita a criação de vínculo e propicia o trabalho de educação em saúde utilizando um nível de conhecimento acessível aos mesmos. A aproximação do conteúdo trabalhado com situações vivenciadas pelos mesmos em suas famílias facilita a compreensão e assimilação de cuidados com o adoecimento.


Conclusões e/ou Recomendações
Pode-se concluir através da realização desta atividade que o desenvolvimento de trabalhos de promoção e prevenção de saúde em séries iniciais, quando a criança está em processo de formação, desenvolvimento e aprendizado, proporciona a estes a consciência e importância sobre qualidade de vida, prevenindo assim, possíveis adoecimentos cardiovasculares.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360