28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13r - Educação e formação: estratégias para o cuidado 1  | 
        
        
		  
					 
          				
						 22461 - O PROTAGONISMO DOS IDOSOS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE SOFIA DE MORAES ARNALDO - URCA, ANA PAULA RIBEIRO DE CASTRO - UNILEÃO, ANTONIA PRISCILA PEREIRA - URCA, ELOÍZA BARROS LUCIANO ROLIM - URCA, ROMÁRIO BIANO DE NORONHA - URCA, FRANCISCO ELIZAUDO DE BRITO JÚNIOR - URCA, ANA MARIA PARENTE GARCIA ALENCAR - URCA
					
  
					Período de Realização A experiência ocorreu de agosto a novembro de 2016.
  
 	Objeto da Experiência Sensibilização dos idosos universitários na desenvoltura de uma ação educativa em saúde aos idosos comunitários.
  
 	Objetivos Refletir sobre o protagonismo dos idosos frente às práticas de promoção da saúde na terceira idade à luz das propostas elencadas nas Políticas Nacionais de Promoção da Saúde e de Saúde da Pessoa Idosa.
  
 	Metodologia A turma de 35 idosos da universidade para melhor idade desenvolveu uma atividade de educação em saúde aos idosos adscritos a uma equipe da Estratégia Saúde da Família. A proposta foi articulada na oficina desconstruindo imagens, onde construíram cartazes acerca da pergunta: o que é envelhecer para você? e trabalharam em pequenos grupos as temáticas: alimentação saudável, atividade física regular, saúde emocional e espiritual, sexualidade e lazer.
  
 	Resultados As disposições propostas na Política Nacional de Promoção da Saúde articulam-se com as elencadas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, permitindo maior abrangência dos aspectos de inclusão dos idosos no ambiente comunitário, os fazendo presentes na tomada de decisão, sendo que a última assegura ao idoso a garantia no desenvolvimento de ações que fortaleçam seu processo de envelhecimento saudável.
  
 	Análise Crítica Os idosos reconhecem a necessidade de mudança, de permanecerem na roda viva do conhecimento e por isso movem-se na perspectiva de construção ativa em suas vivências. A experiência de mostrarem-se sujeitos ativos desenvolvedores da promoção, demonstra como é importante validar à essa população que sua funcionalidade é relevante às questões sanitárias da sociedade, destacando o papel do enfermeiro em perceber as potencialidades de cada população e usá-las a favor do construtivismo na saúde.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Os idosos universitários se incluíram no processo de desenvolvimento social, contribuindo para as questões de saúde suas e dos idosos da comunidade. Os sentimentos de pertencimento e autonomia foram instigados nos dois grupos e permitiram o aumento da carga de valorização que os seres envelhecentes possuem no contexto e na vivência em sociedade tornando-os seres ressignificadores de sua realidade.
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