29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13u - Produção de processos e materiais educativos  | 
        
        
		  
					 
          				
						 24425 - PORTFÓLIO: UMA METODOLOGIA CRÍTICO-REFLEXIVA UTILIZADA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM REGILIANDERSON PEREIRA DOS SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS, VITÓRIA SILVA DE ARAGÃO - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS, JOSEANE MARQUES FERNANDES - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS, ISADORA MARY XIMENES NOBRE - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS, RUAN SOUZA MESQUITA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS, KARLA TIFANY LIMA TORRES - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS, TAYNARA PONTE DA SILVA FERNANDES - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS, ALISSON SALATIEK FERREIRA DE FREITAS - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS, MARIA IARA DE SOUSA RODRIGUES - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS
					
  
					Período de Realização A experiência aconteceu durante os estágios do 4º semestre no período de Agosto a Dezembro de 2017.
  
 	Objeto da Experiência O objeto foi à utilização do portfólio como metodologia critico-reflexiva de ensino e sua importância no processo avaliativo na vida acadêmica. 
  
 	Objetivos Relatar a experiência da utilização de portfólios nas disciplinas de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Semiotecnica como instrumento de avaliação e aprendizagem construtiva no desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos durante a graduação de enfermagem.
  
 	Metodologia O estudo trata-se de um relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem durante os estágios, realizados pelos acadêmicos do 4° semestre do curso de enfermagem de um Centro Universitário de Fortaleza. A construção dos portfólios foi realizada após as práticas e constavam da descrição da experiência, uma reflexão contextualizada e a correlação desta com a literatura cientifica, tornando o constructo um documento vivencial, reflexivo e sistematicamente organizado
  
 	Resultados Esse Método subsidiou a autonomia dos acadêmicos para a formação de relatos construídos com embasamento teórico sobre as vivencias, servindo como ponto de partida para vários trabalhos apresentados em congresso. Além, de ser um estimulo ao aprofundamento acerca das situações praticas da rotina dos profissionais de enfermagem. O principal campo de coleta de dados foi o Hospital do Coração de Messejana. Seguido pelo Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto e a Unidade Básica Frei Tito.
  
 	Análise Crítica Segundo Friedricg et al (2010), o portfólio faz com que o aluno reflita sobre suas experiências no campo oferecendo um feedback sobre o processo de vivencias praticas. Essa ferramenta é importante tanto para o professor como para o aluno, pois permite fazermos uma avaliação de nossas atitudes sempre assimilando a pratica com o conteúdo literário. Com isso, o professor pode examinar nossas experiências avaliando o processo de aprendizagem de cada aluno.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Podemos concluir que esse dispositivo de aprendizado é extremamente relevante para o desenvolvimento do acadêmico. Visto que, esse tipo de registro, permite ao aluno organizar de forma coerente suas vivencias e a teoria aprendida, favorecendo a conexão teoria-prática, além de exercitar a escrita e o raciocínio diante de situações reais, fato que deveria ser estimulado deste a entrada até a formação do acadêmico de saúde.
					 |