29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13u - Produção de processos e materiais educativos  | 
        
        
		  
					 
          				
						 25023 - AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CAMINHO DE UMA FORMAÇÃO EMPODERADA E DINÂMICA RAFAELA VIVIAN VALCARENGHI - ESTÁCIO DE SÁ, BÁRBARA DE OLIVEIRA TURATTI - IFSC, SUELEN DOS SANTOS SARAIVA - IFSC, JULIANA FERNANDES DA NÓBREGA - IFSC
					
  
					Período de Realização As ações de educação em saúde foram realizadas entre os meses de março a maio de 2017. 
  
 	Objeto da Experiência Ensino-aprendizagem de alunos, no sentido de aprender e educar sobre as temáticas de saúde da criança, adolescente, mulher e homem. 
  
 	Objetivos O presente relato de experiência tem por objetivo descrever a experiência do processo de ensino-aprendizagem dos discentes do Curso Técnico em Enfermagem na realização de práticas de educação em saúde. 
  
 	Metodologia Os discentes do Curso Técnico em Enfermagem de uma Instituição Federal do Sul do país, juntamente com as docentes, estabeleceram diversas ações que foram planejadas nas seguintes etapas: Seleção do local; escolha do tema; busca da literatura; escolha do método; produção de material informativo; compartilhamento de ideias e retirada de dúvidas. 
  
 	Resultados Foram realizadas 8 ações: “Enfermagem cuidando da saúde da alma”; “Existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram sua força”; “Saúde do homem: vamos falar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis?”; Oficina sobre parto domiciliar; Visita técnica em UTI Neonatal e Centro obstétrico; ação junto a pessoas em situação de rua; Saúde escolar e por fim, uma gincana com atividades relacionadas à Enfermagem no intuito de estreitar os laços no espaço de formação do conhecimento.
  
 	Análise Crítica As ações educativas permitem discutir e formular estratégias compartilhadas com vistas a buscar a saúde nas diferentes fases da vida. Na formação de profissionais da saúde se faz necessárias propostas metodológicas que integrem a teoria com a prática, os serviços e ensino. O processo pedagógico da enfermagem, com ênfase na educação em saúde é reconhecido como uma estratégia para o enfrentamento dos múltiplos problemas de saúde que afetam as populações e seus contextos social. 
  
 	Conclusões e/ou Recomendações O formato utilizado na Unidade Curricular promoveu o aprendizado teórico-prático dos discentes envolvidos, através de melhorias das habilidades e competências técnicas, conhecimento científico e relacionamento interpessoal, aspectos estes de suma importância na formação. Considerando a ação educativa como um dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e das ações dos profissionais de saúde, destaca-se a continuidade do seu desenvolvimento.
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