29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13v - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 3  | 
        
        
		  
					 
          				
						 24110 - VER-SUS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS VIVENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. EZEQUIEL MOURA DOS SANTOS - UFPE, JACQUELINE SANTOS VALENÇA - UFPE, JOSÉ JAMILDO DE ARRUDA FILHO - UFPE, SIMONE SOUZA DE FREITAS - UFPE, RANIELE OLIVEIRA PAULINO - UFPE, MARIANA BOULITREAU SIQUEIRA CAMPOS BARROS - UFPE
					
  
					Período de Realização Foi realizado entre  21 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 2018. 
 
  
 	Objeto da Experiência Vivência, Formação e Educação em saúde e saúde no campo.
  
 	Objetivos Situar a luta pelo direito à saúde no debate ampliado do fortalecimento da cidadania e Provocar nos viventes o  compromisso ético-político nos processos de transformação do setor saúde, refletindo acerca do seu papel enquanto agente construtor e modificador das práticas sociais.
 
  
 	Metodologia Nossa vivência, com caráter de imersão, aconteceu em 10 dias, foi dividida metodologicamente em três módulos temáticos: Como Funciona a Sociedade; Redes de Atenção à Saúde e Papel do sujeito na história. O  VER-SUS ocorreu nos municípios de Moreno e Vitória de Santo Antão no Assentamento do MST Luiza Ferreira, formado por uma equipe multiprofissional de graduandos das diversas universidades públicas Estado. Atualmente o PET-Saúde, a UFPE, UPE e a REDE UNIDA são instituições parceiras na construção deste projeto.
 
  
 	Resultados Estimulou discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando com os gestores, instituições formadoras e movimentos sociais na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção. É importante destacar  que 32 graduandos dos cursos de enfermagem, psicologia, medicina, saúde coletiva e odontologia estavam envolvidos na vivência. A principal ação coletiva dos viventes para o MST  foi a construção da Biblioteca com objetivo de ampliação do conhecimento.
  
 	Análise Crítica O VER SUS PERNAMBUCO  constitui espaço de encontro entre diferentes visões e práticas do campo da saúde. Essa ação possibilita que os estudantes se  tornem comprometidos com a qualidade e a efetivação do SUS, garantindo uma assistência adequada aos usuários desse sistema e dos demais sistemas e serviços articulados em rede. E desta forma o  projeto se configura como uma estratégia de ensino-aprendizagem  fundamental para os viventes e  para toda a área de saúde.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações O VER–SUS se concretiza, portanto, como possibilidade de ampliação da formação profissional e educacional, uma vez que possibilita a aproximação dos estudantes com  diversos serviços que atravessam a área da saúde e seus trabalhadores e usuários.
					 |