29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13v - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 3  | 
        
        
		  
					 
          				
						 25675 - O PET-SAÚDE GRADUASUS: VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA SÂMELA DAIERE SOARES MOTA - UFTM, LUCIANA MARIA DA SILVA - UFTM, CLÁUDIA DE AZEVEDO AGUIAR - UFTM, VINÍCIUS HENRIQUE ALMEIDA GUIMARÃES - UFTM, AMANDA PITA OLIVEIRA - UFTM, BRUNO ANDRADE CALABRIA - UFTM
					
  
					Período de Realização O programa teve início em maio de 2016 e findará em março de 2018.
  
 	Objeto da Experiência Experiência junto ao PET-Saúde GraduaSUS e suas contribuições para a formação de acadêmicos do curso de Medicina da UFTM.
  
 	Objetivos Relatar a experiência de acadêmicos do curso de Medicina junto ao PET-Saúde GraduaSUS e as atividades desenvolvidas em saúde coletiva, principalmente na atenção básica, em conjunto a preceptores e tutores de diferentes áreas de atuação, promovendo uma integração entre ensino, serviço e comunidade. 
  
 	Metodologia O grupo PET-Saúde GraduaSUS do curso de Medicina da UFTM é composto por 6 tutores, 3 preceptores e 7 acadêmicos, cujas vivências foram realizadas em unidades de saúde (US) de Uberaba-MG. As ações envolveram o conhecimento das USs e de seus serviços, a elaboração de diagnóstico situacional para análise das demandas da comunidade, das potencialidades e deficiências das unidades, além de encontros de capacitação e reuniões para discutir e analisar os resultados.
  
 	Resultados Os discentes puderam vivenciar atividades na rede básica com práticas interdisciplinares em saúde coletiva, promovendo uma integração ensino, serviço e comunidade. Em uma matriz curricular que privilegia uma formação biotecnicista e hospitalocêntrica, o PET-GraduaSUS é uma ferramenta de reorientação formativa com vivências e inserção precoce do aluno na rede do SUS, privilegiando o contato com pacientes e outros profissionais e, assim, sensibilizando-o para o cuidado integral do paciente. 
  
 	Análise Crítica O PET proporcionou reflexões sobre a importância da inserção do estudante de medicina na rede do SUS logo nos primeiros períodos. As vivências no cotidiano da US configuraram-se como um espaço para práticas e construção de senso crítico discente acerca do indispensável papel da atenção básica na saúde das comunidades e na formação médica. Além disso, tais experiências materializaram a integração das tecnologias leves e leve-duras nas relações entre equipes e usuários do serviço.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações A participação no programa mostrou-se de suma importância aos futuros médicos. Ao vivenciarem tais experiências houve aproximação dos acadêmicos com a comunidade e a realidade do SUS. Foi evidenciada a necessidade e relevância da promoção da saúde na formação e do cuidado integral e humano-centrado. Dessa forma, recomenda-se que as vivências desenvolvidas junto ao PET sejam integradas aos currículos de medicina, na UFTM ou em outras instituições.
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