29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13w - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 2  | 
        
        
		  
					 
          				
						 28262 - USO DO CÍRCULO DA SAÚDE PARA AVALIAR ATIVIDADES PRATICAS REALIZADAS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA DISCIPLINA PROMOÇÃO DA SAÚDE JOSÉ ANTONIO OLIVEIRA ALVES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, JACQUELINE RODRIGUES DE LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, ROSANE DA SILVA SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, BÁRBARA SOUZA ROCHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, VALÉRIA PAGOTTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
					
  
					Período de Realização Atividades práticas realizadas no 2º semestre de 2017 por estudantes da Faculdade de Enfermagem/UFG.
  
 	Objeto da Experiência Avaliação das práticas de promoção da saúde desenvolvidas no semestre utilizando o Círculo da Saúde, instrumento fundamentado na Carta de Ottawa.
  
 	Objetivos Relatar o uso do Círculo da Saúde, ferramenta desenvolvida no Canada para planejamento, intervenção e ou avaliação de práticas de Promoção da Saúde, junto à estudantes de graduação em Enfermagem para avaliar as atividades realizadas em diferentes espaços comunitários.
  
 	Metodologia Ao finalizar as atividades da disciplina foi realizada uma oficina para a construção da ferramenta Círculo da Saúde com a finalidade de conhecê-la. Os estudantes, divididos em grupos, escolheram uma das práticas desenvolvidas para o processo de avaliação e receberam uma planilha contendo os termos conceituais do círculo relacionando-os com a prática. Cada grupo apresentou uma síntese da avaliação evidenciando as convergências e lacunas com os componentes do Círculo.
  
 	Resultados Os resultados evidenciaram que as práticas estavam relacionadas ao desenvolvimento de habilidades individuais e de enfrentamento. A partir do manuseio do Círculo da Saúde perceberam que poderiam ter explorado mais os determinantes sociais e o reforço a ação comunitária. Após as apresentações e discussão houve uma melhor compreensão sobre a complexidade no planejamento e execução de ações, a partir do conjunto de estratégias, princípios e valores, que devem permear a prática de Promoção da Saúde
  
 	Análise Crítica Aplicar os diversos conceitos presentes na Carta de Ottawa e na Política Nacional de Promoção da Saúde é um desafio, tanto pela dificuldade de traduzir esses conhecimentos em ações, como por ainda persistir um modelo de saúde individualizante. O Círculo da Saúde tem como diferencial possibilitar o planejamento e avaliação de ações ao unificar, no formato de ferramenta, estratégias, populações, determinantes sociais e valores que transversalmente, são essenciais para a promoção da saúde.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações O uso do Círculo da Saúde para avaliação das práticas possibilitou uma maior compreensão sobre a aplicação na prática de estratégias e princípios de promoção da saúde. Os estudantes manusearam a ferramenta com agilidade e perceberam que com o uso da mesma, poderiam planejar ações mais abrangentes. Esta experiência indica o potencial do Círculo da Saúde para ser utilizado por estudantes de graduação, bem como por trabalhadores e comunidade.
					 |