29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13x - Mediações educativas no cuidado em saúde |
21228 - “POSSO IR À SUA COZINHA DEMONSTRAR COMO PREPARAR O SORO CASEIRO?” SAMYLLA MAIRA COSTA SIQUEIRA - UFBA, UNIJORGE, VIVIANE SILVA DE JESUS - ISC-UFBA, FADBA, DIEGO COSTA DA CUNHA FERREIRA - UNIJORGE, IRACI ALCÂNTARA MARIANO - UNIJORGE, JACQUELINE COUTO NASCIMENTO - UNIJORGE, RAFAELA MAINARTE COSTA FRANCO - UNIJORGE, CAROLINE NINO ROSA - UFBA, AMANDA TEIXEIRA OLIVEIRA - UFBA, CLIMENE LAURA DE CAMARGO - UFBA
Período de Realização A experiência foi realizada entre novembro de 2017 e janeiro de 2018.
Objeto da Experiência A educação em saúde no preparo do soro caseiro no domicílio de mães quilombolas.
Objetivos Realizar ação de educação em saúde por meio de diagnóstico e demonstração do preparo do soro caseiro no domicílio de mães quilombolas.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência realizado com genitoras da comunidade quilombola de Praia Grande, Ilha de Maré, Salvador-BA. Este estudo é parte do projeto intitulado “Assistência à Criança com Doença Diarreica Aguda em Uma Comunidade Vulnerável” e a experiência em questão foi implementada por uma enfermeira e por graduandos em Enfermagem, integrantes do programa de iniciação científica de uma universidade pública e outra privada da capital baiana.
Resultados Durante a coleta de dados, foi observado que o modo de preparo do soro caseiro por mães quilombolas não condizia com aquele preconizado pela literatura. Diante disso, foi solicitada autorização para que fosse demonstrada a forma de preparo deste produto na cozinha do seu domicílio. Assim, elas forneciam os ingredientes necessários, uma enfermeira e alunos de iniciação científica preparavam o soro em sua presença e, posteriormente, as mães repetiam a ação sob supervisão da equipe do projeto.
Análise Crítica Esta experiência pode ser caracterizada como uma forma efetiva de educação em saúde, uma vez que, de forma individualizada e prática, as mães tiveram contato com o preparo do soro dentro do seu domicílio. Destaca-se ainda a importância da demonstração do preparo deste produto na comunidade em questão, onde não há saneamento básico e as crianças estão expostas à doença diarreica e à desidratação. Assim, a educação em saúde a partir desta temática tem potencial de prevenir agravos em pediatria.
Conclusões e/ou Recomendações O soro caseiro é uma tecnologia social de fácil acesso e preparo simples, contudo nem todos os indivíduos sabem como fazê-lo adequadamente. Diante disso, recomenda-se a realização de ações de educação em saúde com esta temática, especialmente em comunidades vulneráveis, como é o caso de Praia Grande, dado o potencial deste produto na prevenção da desidratação infantil.
|