Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13x - Mediações educativas no cuidado em saúde

21610 - OS DESAFIOS DO FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES ENTRE MÉDICOS E A EQUIPE DA ATENÇÃO BÁSICA
REGIS RODRIGUES VIEIRA - UFF, MARCOS PAULO FONSECA CORVINO - UFF, REGINARA FERREIRA FRANCO - FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS, PAMELA RUSSEL MACHADO ROCHA - FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS, ISADORA LISBOA SENA - FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS, RENATO MACIEL DE ARANTES - FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS


Apresentação/Introdução
A investigação dos processos de aprendizagem na Saúde deve ser estimulada, pois evidencia-se que a Educação Permanente em Saúde dos profissionais baseada apenas na transmissão do conhecimento, muitas vezes, não traz resultados efetivos no que se propõe. Objetivou-se a partir dessas inquietações analisar as concepções dos médicos acerca das reflexões multidisciplinares em serviço.




Objetivos
Objetivo Geral: analisar as concepções dos médicos de Unidades de Saúde da Família de uma cidade do interior do Rio de Janeiro acerca das reflexões multidisciplinares em serviço e como elas se dão na sua formação profissional.



Metodologia
Qualitativa, descritiva, através de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco médicos, selecionados por amostra intencional que trabalham nas 4 Unidades de Saúde da Família vinculadas e mantidas pela Instituição de Ensino Superior de uma cidade do interior do Rio de Janeiro, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin para tratamento dos dados.


Resultados
Três categorias emergiram da pesquisa: desafio da integração dos diferentes saberes, sobrecarga de trabalho e a atualização médica: caminho da reflexividade. Os profissionais trouxeram suas inquietações acerca da pouca interação com a equipe dificultando a integração aos vários saberes aliada a uma visão vertical da política de Educação Permanente em Saúde. A pouca vivência de análise crítica da prática de forma coletiva reputam, em parte, à sobrecarga de trabalho. A criação das oportunidades para a interação com a equipe e seus ciclos da reflexividade que antes eram feitos de forma solitária ganha a dimensão do grupo e gera produto ao serviço.


Conclusões/Considerações
Considerações finais: compreender as relações entre médicos e sua equipe, suas inquietações, ouvi-los e trazê-los à oportunidade da reflexividade demonstra o quão enriquecedor à sua própria formação essa prática pode se tornar e parece ser um caminho para o fortalecimento ao que se propõe a política de Educação Permanente em Saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360