29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13x - Mediações educativas no cuidado em saúde |
23856 - O TEATRO COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DO ZIKA VÍRUS NA GESTAÇÃO LAYS HEVÉRCIA SILVEIRA DE FARIAS - CENTRO DE PESQUISA AGGEU MAGALHÃES, ROSEMAR BARBOSA MENDES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, ANNY GISELLY MILHOME DA COSTA FARRE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, JÉSSICA OLIVEIRA DA CUNHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, MARIA ISABELLE BARBOSA DA SILVA BRITO - CENTRO DE PESQUISA AGGEU MAGALHÃES, ISABÔ ANGELO BESERRA - CENTRO DE PESQUISA AGGEU MAGALHÃES
Apresentação/Introdução A relação entre as infecções de gestantes pelo Zika Vírus e a ocorrência de malformações fetais provocou repercussão mundial, levando o Brasil a adotar medidas mais efetivas de prevenção. Sendo assim, as estratégias de educação em saúde tornaram-se prioritárias na redução de riscos na gestação. O teatro tem sido utilizado como facilitador desse processo, pois permite levar as pessoas à reflexão.
Objetivos Descrever a utilização do teatro como recurso para a prevenção do Zika Vírus no pré-natal.
Metodologia Pesquisa Participante Baseada na Comunidade com abordagem qualitativa realizada com nove gestantes cadastradas no Sisprenatal no ano de 2017, em uma Unidade Básica de Saúde do Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados através de Círculo de Cultura com temática de zika na gestação, e o teatro foi estruturado como “desafio de cultura” ao final desta. Os dados foram registrados por meio de diário de campo, gravação, filmagem e fotografia. A descrição e organização dos resultados constituíram-se da transcrição das falas na íntegra, as quais foram agrupadas em categorias temáticas. A análise ocorreu através da validação dos dados com as participantes e interpretação por meio da literatura.
Resultados A elaboração do teatro pelas gestantes, após o diálogo no Círculo de Cultura, favoreceu a compreensão sobre a temática do Zika Vírus, como observado na fala de P5: “Ajuda a lembrar né porque tem horas que fala, fala e a pessoa esquece né”. Essa atividade permitiu acessar e validar o aprendizado sobre a Zika na gestação. Esse aspecto, inclusive é ressaltado na avaliação do teatro por P2:“Eu gostei do teatro porque a gente deu pra interagir mais, cada uma foi orientando com o que aprendeu. Já dá pra perceber o conhecimento que cada uma tem.” Além de permitir contemplar o caráter emancipatório alcançado por uma prática ativa de educar através do teatro.
Conclusões/Considerações O teatro, portanto, representou uma estratégia importante para a educação em saúde relacionada a prevenção do Zika Vírus na gestação. É um recurso que estimulou a cidadania e aperfeiçoou o conhecimento adquirido, além de tornar o processo de aprendizagem ativo. Essa arte teatral foi capaz de incentivar a criticidade e a construção coletiva de saberes. Diante disso, mostra-se útil no pré-natal, pois permite a participação efetiva do grupo.
|