Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13x - Mediações educativas no cuidado em saúde

24903 - PARALISIA CEREBRAL: ITINERÁRIO TERAPÊUTICO NA PERSPECTIVA DO CUIDADOR FAMILIAR E A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA
SILVANA MEDEIROS DE SOUZA - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA, PATRÍCIA VIEIRA MARTINS - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA, PATRÍCIA LOVATEL ACIOLY - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA


Apresentação/Introdução
A Paralisia Cerebral afeta o sistema nervoso central em fase de maturação estrutural e pode provocar distúrbios de tônus muscular, postura e movimentos voluntários As crianças portadoras desta doença apresentam fraqueza muscular, restrição na amplitude de movimento e alterações de tônus e sensibilidade, privando-as de um convívio em certos ambientes, tanto domiciliar como escolar.


Objetivos
Esta investigação buscou conhecer os itinerários terapêuticos vivenciados pelos pacientes e cuidadores familiares na busca do diagnóstico, bem como o tratamento fisioterapêutico realizado.


Metodologia
Estudo qualitativo com quatro cuidadores de pacientes com diagnóstico de paralisia cerebral. Pesquisa realizada em SC, com os cuidadores familiares de pacientes cadastrados na unidade básica de saúde desta localidade. A análise deu-se interpretando de que maneira estes cuidadores vivenciam a enfermidade utilizando às narrativas contingentes, às narrativas morais e às narrativas “core”. Os entrevistados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Dessa forma, todos os nomes citados neste artigo são fictícios para manter a integridade destes sujeitos. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina sob o Parecer 796.252.


Resultados
Primeira cuidadora analisa suas consequências práticas e emocionais para lidar, juntamente com o marido, sobre as mudanças na vida cotidiana que eles enfrentam, juntos, após a descoberta da doença de sua filha. A segunda entrevista notifica as consequências práticas e emocionais que a morte da mãe e os cuidados com o irmão com paralisia cerebral impactam na sua vida diariamente. A terceira questiona-se sempre sobre as causas da doença da filha e os outros acontecimentos da vida. A quarta notifica construiu sua experiência, em relação a doença do filho, dando uma conotação simbólica a isto tudo.


Conclusões/Considerações
Observamos a importância da fisioterapia, bem como da interação fisioterapeuta/cuidador, no processo de tratamento de pacientes com esta doença. As narrativas mostraram que as dificuldades que mais afetam as famílias destes pacientes são a falta de informação, a ausência de auxílio financeiro e a interação social, dificultando, em alguns casos, a aceitação da enfermidade e prejudicando o tratamento de um modo geral.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360