Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13x - Mediações educativas no cuidado em saúde

25030 - O SOFRIMENTO MORAL DOS ENFERMEIROS NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PROPOSTA DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA
RAFAELA SCHAEFER - UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA E ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP, ELMA LOURDES CAMPOS PAVONE ZOBOLI - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, MARGARIDA MARIA VIEIRA - UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA


Apresentação/Introdução
O sofrimento moral descreve a dificuldade do enfermeiro em cumprir com a sua obrigação moral, podendo levar a sintomas físicos e psicológicos, além de implicações de natureza organizacional. Falar sobre sofrimento moral é considerado um desafio, pois pode ser visto como fraqueza ou incapacidade para lidar com o estresse da profissão.


Objetivos
Identificar o risco de sofrimento moral em enfermeiros dos serviços de atenção primária à saúde e propor uma intervenção educativa para lidar com o fenômeno e suas consequências.


Metodologia
Trata-se de um estudo quantitativo transversal, realizado com enfermeiros assistenciais, dos serviços de atenção primária do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre os meses de março a junho de 2016, utilizando a Escala de Risco de Sofrimento Moral. Os dados foram analisados no programa SPSS, sendo a média de risco classificada em sem risco, risco baixo, risco moderado, risco alto e risco grave. A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP (nº 1.180.518).


Resultados
Participaram do estudo 97 enfermeiros. A média total de risco de sofrimento moral foi 2,35 (DP±0.42), considerada como risco baixo. Entretanto, foi encontrado risco moderado de sofrimento moral para os fatores: Questões organizacionais e de gestão (2,71; DP±0.53); Carga de trabalho (2,67; DP±0.64); Recursos (2,60; DP±0.62). A proposta ‘The 4A's to Rise Above Moral Distress’ foi desenvolvida pela AACN e tem sido utilizada com resultados promissores em contextos de cuidados intensivos. A ideia é adaptar e implementar essa proposta educativa para os enfermeiros dos serviços de atenção primária, verificando a sua aplicabilidade e eficácia.


Conclusões/Considerações
Até o momento, poucos estudos de intervenção para sofrimento moral foram publicados, principalmente no contexto da atenção primária à saúde. Trata-se de uma proposta inovadora, com o intuito de gerar resultados positivos em aspectos relacionados com a qualidade e os custos dos cuidados de enfermagem, bem como para a retenção e a satisfação profissional.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360