29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13y - Educação popular e educação em saúde: movimentos sociais e comunidades |
21544 - O PROCEDIMENTO DA DERIVA NO RECONHECIMENTO DE TERRITÓRIOS DA SAÚDE: FUNDAMENTOS DE UMA CLÍNICA DE TERRITÓRIO ROBERTO HENRIQUE AMORIM DE MEDEIROS - UFRGS
Período de Realização Projeto de extensão e pesquisa intitulado clínicaS de Território realizado durante o ano de 2017.
Objeto da Experiência Narrativas acerca de modos de vida nos territórios como elemento pedagógico para a formação de profissionais em saúde a partir do método da Deriva.
Objetivos Discutir a Deriva como meio para estudo do território vivo.Verificar seu potencial na formação de profissionais em saúde a partir de situações do território.Oportunizar contato com coletivos e ampliar a capacidade de entendimento do território a partir de seus determinantes sociais da saúde.
Metodologia O projeto clínicaS de Território recebe alunos de vários cursos. O foco foi o experimento da prática da Deriva. Estudou-se teorias e conceitos afins à temática. Realizou-se caminhadas em grupo e mapeamento do território. Cada aluno foi orientado a criar uma situação de Deriva e realizá-la pelo maior tempo possível. Experiências foram registradas e discutidas em grupo. O produto de cada Deriva individual (observação e escuta) permitiu esboçar um mapa que evidenciou problemas e situações de saúde.
Resultados Alunos experienciaram o território a partir das caminhadas, observação, registros e escuta de narrativas em um território de desigualdade social e presença de tráfico. A integração de várias disciplinas proporcionou riqueza às discussões. A Deriva se mostrou eficiente para a formação e como dispositivo de encontro com as narrativas locais. Também foi importante como método para o levantamento de dados sobre o território sem configurar intencionalidade específica ou informações já existentes.
Análise Crítica Propostas pedagógicas operam em sala de aula, laboratórios ou com casos fictícios. O contato com a realidade na rua tem potencial formativo insuperável se for possível ao aluno estudar a teoria, entrar em contato com uma realidade e voltar para o dispositivo acadêmico para teorizar novamente. A deriva é um método que permite este contato. Tornam-se evidentes as diferentes disputas e apropriações do espaço urbano A violência ou derivas noturnas em grandes cidades, dificultam esta experiência.
Conclusões e/ou Recomendações A releitura do procedimento da Deriva foi importante no campo da saúde e no contexto da pesquisa em clínicaS de Território. Do ponto de vista formativo, experiências de mapeamento, projetos de intervenção, como por exemplo ações de promoção e educação em saúde junto a indivíduos, coletivos ou instituições precisam ser articulados ao processo para que haja sentido prático e conceitual para o aluno ou educação permanente do profissional.
|