Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13y - Educação popular e educação em saúde: movimentos sociais e comunidades

22294 - EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: EXPERIÊNCIAS EM UM COMPONENTE CURRICULAR DE CONHECIMENTO
JORGE MIGUEL LAGE CERQUEIRA - UFSB, JESSICA TAIS BARRETO JORGE - UFSB, JOANNE STELLA DE OLIVEIRA ALMEIDA - UFSB, JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARÃES - UFSB


Período de Realização
Tal experiência em EPS foi realizada na UFSB, entre os meses de julho e setembro de 2017.


Objeto da Experiência
O objeto desse relato são as sessões do Componente Curricular de Conhecimento: Educação Popular em Saúde, planejadas e conduzidas pelos estudantes.


Objetivos
Relatar o processo de construção do conhecimento em saúde através das metodologias ativas no ensino superior.


Metodologia
Foram utilizadas metodologias ativas, destacando-se a problematização, rodas de conversas, místicas, encenações, grafite e mapa conceitual. Foi contruido problematizações à luz do referencial teórico sugerido ou outros escolhidos pela EAA condutora da sessão. Essas problematizações eram distribuídas nas EAA para discussão e posteriormente compartilhada na “Roda de Conversa”. Cabia aos integrantes da EAA mediar as discussões.


Resultados
Nesse processo de construção compartilhada do conhecimento foi possível discutir sobre diversos temas, dentre eles: Bases Conceituais e Metodológicas da Educação Popular em Saúde; Pesquisa Participante; Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS; Educação Popular em Saúde e suas conexões com a Arte; Educação Popular em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde; Educação Popular em Saúde e povos nômades; e Educação Popular em Saúde e a população em situação de rua.


Análise Crítica
Foi possível perceber que a construção compartilhada do conhecimento é processual e dinâmica. Além disso, romper com a lógica bancária de ensino, é possível através de iniciativas inovadoras e de projetos de educação contra hegemônicos como é o caso da UFSB. Metodologias ativas potencializam a criatividade dos estudantes, e mobilizam “mentes e corações” em favor de outros modos de se fazer Educação em Saúde, prezando pela participação social e pela valorização dos saberes populares.


Conclusões e/ou Recomendações
Portanto, exemplos como esse contribuem para a contrução de uma sociedade pautada na autonomia e no compromisso social. Nesse sentido, propõe-se que iniciativas como essa sejam incorporadas em Projetos Políticos Pedagógicos de cursos de saúde de outras instituições.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360