29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13y - Educação popular e educação em saúde: movimentos sociais e comunidades |
22857 - ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UM CIRCO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE AGRAVOS LAURA LOUREIRO DE MELLO - PUC MINAS, LÍDIA ALVES - PUC MINAS, MARCELLA SARKIS - PUC MINAS, ADRIANA SILVA DRUMOND - PUC MINAS, ADRIELLE SANTOS - PUC MINAS, BRENDA FRANÇA - PUC MINAS, LAURA BEBIANA - PUC MINAS, CARLOS COUTO - PUC MINAS, FRANCINE ABREU - PUC MINAS
Período de Realização De setembro a novembro de 2017.
Objeto da Experiência Atividade prática interdisciplinar em Fisioterapia do Trabalho/Ergonomia, Recursos Terapêuticos Físicos e Manuais do curso de Fisioterapia da PUC-MG.
Objetivos Conhecer, descrever e analisar uma situação real de trabalho tendo como base a análise ergonômica, propondo uma ação de caráter extensionista para a promoção de saúde e prevenção de agravos e acidentes, considerando os potenciais riscos gerados na execução do trabalho circense.
Metodologia A partir da coleta de informações relativas aos trabalhadores, processo de trabalho, riscos da atividade e leitura especializada, realizou se uma roda de conversa com os trabalhadores sobre os riscos e contribuições da análise ergonômica para prevenção de agravos e acidentes. Neste encontro foi distribuída uma cartilha com técnicas de consciência corporal para auxiliar na preparação física, massagens para alívio de dores, relaxamento e instruções de como aplicar termoterapia em caso de lesões.
Resultados Por meio desta vivência pôde se observar que a atividade circense apresenta diversos riscos. O trabalho pretendeu contribuir para preservar a saúde desta categoria que está inserida no mercado informal e não é percebida como usuária do sistema local de saúde. Os trabalhadores mostraram interesse nas informações e se propuseram a realizar mudanças na prática de trabalho mesmo que a forte cultura circense muitas vezes ultrapasse os limites de segurança sendo parte do cotidiano de trabalho.
Análise Crítica O presente estudo encontrou algumas limitações como o tempo para acompanhar a rotina de vida e trabalho da comunidade circense, pois ficaram somente dois meses na cidade. Outra limitação foi a dificuldade para a participação de todos os trabalhadores devido a rotina de ensaio e afazeres pessoais durante o dia.
Conclusões e/ou Recomendações Esta atividade proporcionou aos trabalhadores um momento de reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde para a realização do trabalho com maior segurança e aos acadêmicos a oportunidade de realizar ações de promoção de saúde e prevenção de agravos e acidentes por meio do diálogo e troca de experiências. Contudo, percebeu-se a forte necessidade de serem realizados outros estudos para o entendimento da cultura de segurança no circo.
|