29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13y - Educação popular e educação em saúde: movimentos sociais e comunidades |
23265 - CONVERSANDO SOBRE O ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS COM A JUVENTUDE DA COMUNIDADE INDÍGENA MANOÁ-RORAIMA. NAYRA PAULINO VIEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, YONARA MELO FERNANDES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, SIMONE LOPES DE ALMEIDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, KRISTIANE ALVES DE ARAUJO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, HOSANA CAROLINA DOS SANTOS BARRETO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Período de Realização Este trabalho foi realizado em dezembro de 2017 na comunidade Indígena Manoá-TI Manoá/Pium-Roraima.
Objeto da Experiência A atividade é fruto do Tema contextual Educação em Saúde do curso Bacharelado Gestão em Saúde Coletiva Indígena-Instituto Insikiran/UFRR.
Objetivos Sensibilizar a população jovem sobre o consumo do álcool e outras drogas e as suas implicações para a saúde individual e coletiva através de estratégias de Educação em saúde, buscando abordar a temática citada a fim de formar jovens multiplicadores de informações em saúde para a comunidade Manoá.
Metodologia Esta atividade teve como público alvo jovens entre 15 a 18 anos do ensino médio da Escola Estadual Indígena Nossa Senhora da Consolata, consistiu-se em uma abordagem teórica sobre os principais conceitos, tipos e os danos que o álcool e outras drogas propiciam a saúde com a participação dos jovens tirando suas dúvidas, utilização de dinâmicas voltados ao tema e a entrega de uma cartilha sobre drogas de produção própria e específica para a atividade proposta.
Resultados Esta atividade possibilitou a construção de um espaço de interatividade com a população jovem, abordando um dos principais problemas que está presente e afeta este público na comunidade Manoá devido à proximidade a vilas, cidades e fronteira Brasil/Guiana. O álcool e outras drogas circulam na comunidade e geram problemas constantes, além de contribuir na troca de informações, ampliou-se as possibilidades de prevenção de doenças e promoção da saúde do público-alvo através da Educação em saúde.
Análise Crítica Abordar a temática sobre o uso de álcool e outras drogas de forma dinâmica é uma estratégia para a sensibilização do jovem e o ajuda a assimilar o assunto e entender o problema, isto implica também em ser uma ponte de informação contribuindo na prevenção e educação em saúde de outros jovens.
Conclusões e/ou Recomendações Os consumos de álcool e outras drogas estão cada vez mais presentes nas comunidades indígenas e os problemas trazidos “desequilibram” a harmonia das relações sociais na comunidade, gerando um clima de insegurança. Portanto, buscou-se com esta atividade a sensibilização da população jovem indígena sobre os danos produzidos pelo consumo de álcool e outras drogas a saúde individual e coletiva e bem como as consequências ao convívio social.
|