29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13y - Educação popular e educação em saúde: movimentos sociais e comunidades |
25950 - CÍRCULOS DE CULTURA E CUIDADO: A EXPERIÊNCIA DA TURMA DA REGIÃO SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE RAFAELA CAMARGO BALDO - UNIFESP, MERICE ANDRADE DE QUADROS - ANEPS
Período de Realização O desenvolvimento do curso se deu no período de dezembro de 2016 – Maio de 2017.
Objeto da Experiência Relatar a experiência que a partir dos princípios da Educação Popular possibilitou que as educandas vivenciassem outros modos de ensinar e aprender.
Objetivos Experienciar metodologias participativas como o círculo de cultura e os princípios da Educação Popular como dialogicidade e amorosidade, e vivenciar outros modos de ensinar e aprender tendo a experiência como fio condutor.
Metodologia Aconteceram 17 encontros no formato dos círculos de cultura com leituras coletivas, discussão em roda, problematização das experiências, exercícios de tomada de decisões coletivas e gestão participativa. Também compõe a metodologia os trabalhos de campo com entrevistas, rodas de conversa e pesquisas de reconhecimento do território. Foram realizados espaços de cuidado com relaxamento, mindfulness proposto por uma das educandas, automassagem, toques sutis e o corredor do cuidado.
Resultados Os círculos de cultura e cuidado, os trabalhos de campo e a construção da gestão participativa resultaram numa produção ao longo do curso para o encerramento festivo a partir das memórias individuais, das memórias coletivas da comunidade em que estão inseridos e trabalham, e da memória de seus familiares que em grande parte vieram do nordeste brasileiro. O conjunto da produção resultou em um estandarte, saias de chita e flores, coletes e a música sobre o processo de ensinar e aprender da turma.
Análise Crítica Em geral, os trabalhos de campo permitiram a valorização do território, o respeito a cultura e a diversidade dos usuários, a alteração do olhar e a mudança na postura e na escuta sem julgamento. Acreditamos que a educação popular contribuiu para um outro estado de atenção para o trabalho e para o território, atento inclusive a não ter práticas e protocolos prontos, e sim construí-los junto aos usuários buscando outras possibilidades de produção de cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações Acreditamos que nossa produção foi um modo de sistematizar a experiência coletiva da turma - o estandarte com as marcas dos territórios, nossos cantos com as memórias e ancestralidades, nosso festejo como um posicionamento político em defesa do SUS. A partir da perspectiva do diálogo entre os diversos saberes e do intercâmbio cultural concluímos que novos modos de ensinar e aprender produziu um percurso de aprendizagem a partir da experiência.
|