29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13y - Educação popular e educação em saúde: movimentos sociais e comunidades |
26754 - A VIVÊNCIA DA RESOLUTIVIDADE DO CUIDADO POR MEIO DE UM PROJETO COMUNITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA MARIA JULIA CAMPOS MARIA - USS, MARIA CRISTINA ALMEIDA DE SOUZA - USS, MARCOS ANTÔNIO MENDONÇA - USS, ELISA MARIA AMORIM DA COSTA - USS, SEBASTIÃO JORGE GONÇALVES DA CUNHA - USS, JOSÉ CARLOS DANTAS TEIXEIRA - USS, EDUARDO HERRERA RODRIGUES DE ALMEIDA JUNIOR - USS, EDSNEIDER ROCHA PIRES DE SOUZA - USS, CRISTIANE DE SOUZA MARQUES ROCHA - USS, ROBSON VETTORE NOGUEIRA PETRIN - USS
Período de Realização Julho de 2016 a Dezembro de 2017.
Objeto da Experiência A constatação da resolutividade do cuidado por alunos de um Curso de Medicina de uma instituição privada por meio de um projeto comunitário.
Objetivos Descrever a experiência da constatação da resolutividade do cuidado vivida por alunos do 1º, 2º e 3º período de um Curso de Medicina, por meio de um projeto comunitário – Projeto Ipiranga -, realizado na periferia do município de Vassouras, no estado do Rio de Janeiro.
Metodologia Alunos do 1º, 2º, 3º período, em grupos (G3), realizam visita domiciliar. O do 1º período cadastra família. O do 2º período pratica ações de educação em saúde. O do 3º período realiza atividades assistenciais e registra dados em prontuários familiares, onde está a referência e contrarreferência. Ao referenciar o morador para a média complexidade no Hospital Universitário, cujo setor de marcação de consultas oferece vagas especialmente ao projeto, os alunos constatam a resolutividade do cuidado.
Resultados O aluno é informado, via email, o dia e local da consulta, e informa ao morador da consulta na média complexidade. Os especialistas, previamente sensibilizados para participação no projeto, prestam o atendimento ao morador, pelo qual encaminham o documento de contrarreferência ao G3 que o assiste no projeto. Dessa forma, o aluno consegue constatar, na prática, a resolutividade do cuidado promovida pelo projeto e a relevância da coordenação do cuidado pelo profissional da atenção primária.
Análise Crítica No Projeto Ipiranga os alunos têm oportunidade de realizar uma prática médica centrada no indivíduo, valorizadora dos cuidados primários em saúde. Dentre os principais desafios para constatar a resolutividade estão a demanda reprimida para algumas especialidades médicas, a limitação dos agendamentos à área médica e as dificuldades econômicas no deslocamento do morador. Contudo, as fortalezas da experiência a torna reproduzível por outros Cursos de Medicina.
Conclusões e/ou Recomendações Os alunos constataram, com as atividades do projeto, a resolutividade do cuidado na comunidade ao agendarem as consultas (referência) e obterem o retorno da contrarreferência pelo especialista. A visita domiciliar foi uma estratégia metodológica otimizadora para que os mesmos vivenciassem a relevância da coordenação do cuidado pelo profissional da atenção primária, condição imprescindível para a integralidade e resolutividade do cuidado.
|