Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13y - Educação popular e educação em saúde: movimentos sociais e comunidades

28120 - EDUCAÇÃO POPULAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE MULHERES NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO BAIXÃO, BA
STEFANIE MARINA CORREIA CAIRO - UFBA, EVERTON ALMEIDA SOUSA - FTC, DANIELLE SOUTO DE MEDEIROS - UFBA


Período de Realização
As atividades do grupo Qualidade de Vida foram iniciadas em meados de 2017.


Objeto da Experiência
O grupo tem por objetivo trabalhar a Educação Popular em Saúde com um grupo de mulheres de uma comunidade quilombola de Vitória da Conquista-BA.


Objetivos
As comunidades quilombolas possuem trajetórias históricas próprias, com costume e relações territoriais especificas, marcadas pela segregação racial e resistência a opressão. Assim, este trabalho objetiva compartilhar as experiências de um grupo educativo com mulheres quilombolas.


Metodologia
O grupo Qualidade de Vida integra as ações do projeto de extensão “Educação Popular na Estratégia de Saúde da Família”. As reuniões semanais são facilitadas por estudantes de graduação e profissionais de saúde e conta com a participação frequente de aproximadamente 20 mulheres quilombolas de diferentes faixas etárias. No primeiro encontro foram realizadas avaliações físicas e nutricionais e nos encontros subsequentes temas diversos relacionados à qualidade de vida foram abordados.


Resultados
Após a realização de doze encontros, foi possível observar resultados positivos no condicionamento físico e na redução do peso corporal. As mulheres passaram a relatar a melhora em suas atividades diárias, controle da ansiedade e do estresse, aumento da autoestima, diminuição das dores musculares e articulares e mudanças nos hábitos alimentares. Além da mudança no estilo de vida, o grupo Qualidade de Vida proporcionou as mulheres quilombolas um espaço de convivência e socialização.


Análise Crítica
O grupo surgiu a partir de uma demanda da própria comunidade, explanada em uma reunião entre a associação de agricultores e a equipe do projeto. A estratégia de reconhecer as necessidades observadas pela própria comunidade viabilizou as ações e a criação de vínculos. Além disso, a atuação dos estudantes utilizando a educação popular em saúde proporciona a construção de conhecimentos através do compartilhamento de saberes, constituindo uma base sólida para formação em saúde dos extensionistas.


Conclusões e/ou Recomendações
O grupo tem alcançado os resultados esperados na promoção de saúde e qualidade de vida na comunidade quilombola, evidenciando que a educação popular constitui um importante instrumento para o desenvolvimento de ações educativas e coletivas. Ademais, o diálogo entre os profissionais da saúde e a comunidade é essencial para construção das condutas terapêuticas, uma vez que estas comunidades ainda vivem em meio às iniquidades sociais e de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360